São Paulo, sábado, 30 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ação é melhor investimento de julho

DA REPORTAGEM LOCAL

As ações lideraram o ranking das aplicações em julho, com altas acumuladas no mês de 15,96% na Bolsa de Valores de São Paulo e de 15,79% na Bolsa do Rio.
Foram favorecidos os fundos de ações carteira livre e dos tradicionais mútuos de ações.
O ouro e o dólar paralelo foram os piores investimentos, com perdas nominais de 4,51% e 6,32%, respectivamente.
Segundo levantamento da Anbid, até o último dia 28, os rendimentos brutos dos fundos carteira livre e mútuos de ações ficaram nas médias de 10,06% e 9,46%, respectivamente.
Os ganhos líquidos, considerando-se o IR na fonte de 25% sobre os rendimentos reais que superaram a variação da Ufir diária, caem para 8,61% e 8,16%, respectivamente, garantindo-lhes o terceiro e quarto lugares do ranking.
As aplicações de grandes quantias em CDB prefixado de 30 dias feitas no primeiro dia útil de julho renderam 6,86% líquidos, emplacando o quinto lugar no ranking.
O sexto lugar ficou com os fundos de renda fixa DI, com uma rentabilidade líquida média projetada no mês de 6,11%, seguidos pelos fundos de commodities, que renderam 5,97% líquidos.
Os fundos de curto prazo (antigos fundões em URV) surpreenderam e garantiram o oitavo lugar no ranking, com uma rentabilidade líquida de 5,59% projetada para todo o mês, sem incidência de IOF.
Eles ficaram, inclusive, à frente da caderneta de poupança, que rendeu 5,55%, e dos tradicionais fundos de renda fixa, que renderam 5,47%, enquanto os fundões (FAFs) registraram uma rentabilidade média de apenas 4,74%.
A comparação das aplicações com o índice de 6,08% apurado no IPC-r de julho mostra que apenas as Bolsas de Valores, CDB prefixado e os fundos carteira livre, mútuos de ações e de renda fixa DI ganharam da inflação.
É preciso levar em conta, porém, que o IPC-r de julho compara as médias dos preços de 16 de junho a 15 de julho e de 16 de maio a 15 de junho, captando todas as remarcações feitas antes do real.

Texto Anterior: PF vai apurar derrama de notas falsas de real; IBM fecha empresa Ambra Computer; Itamar envia pedido de correção de câmbio; Cônsul dá férias coletivas a empregados
Próximo Texto: Cenário para agosto é o mesmo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.