São Paulo, sexta-feira, 5 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo vai à Justiça nos EUA contra implantes

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

Um grupo de saúde pública norte-americano entrou ontem com uma ação na Justiça para proibir que continuem sendo comercializadas uma das últimas alternativas para implantes em seios femininos.
O Public Citizen's Health Research Group está acusando a FDA (que controla remédios e alimentos nos EUA) e as empresas Mentor Corp. e McGhan Medical de não fornecerem dados específicos sobre problemas causados por implantes em seios de bolsas de silicone contendo água salinizada.
Atualmente, essas bolsas são praticamente o único meio disponível no mercado norte-americano para remodelar ou reconstituir seios femininos.
Implantes de bolsas contendo silicone líquido deixaram de existir nos EUA depois que milhares de pessoas acionaram os fabricantes na Justiça pelo aparecimento de problemas de saúde.
O médico Sidney Wolfe, diretor da Public Citizen's, afirma que a FDA registrou cerca de 8.600 casos de mulheres que tiveram problemas com as bolsas de água salinizada após implantes entre 1991 e março passado.
"As vendas devem ser interrompidas até que se prove que o produto é absolutamente seguro", afirma Sidney Wolfe, autor da ação.
Algumas clínicas nos EUA estão começando a usar gordura retirada de outras partes do corpo da mulher para aumentar ou reconstituir seios.
A FDA também já autorizou estudos para testar o uso de triglicerídeos, uma gordura natural, nessas cirurgias.

Texto Anterior: Dobra incidência da doença no Piauí
Próximo Texto: Mensalidade sobe este mês, diz Confenen
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.