São Paulo, sexta-feira, 5 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mantiqueira é o 'point' dos alpinistas

DA REPORTAGEM LOCAL

Em um raio de 200 km de São Paulo, quem gosta de alpinismo pode encontrar locais próprios para a prática do esporte, que alia a aventura a um bom passeio.
A Pedra do Baú, no alto da Mantiqueira, em São Bento do Sapucaí (185 km de SP), é um dos locais mais procurados pelos iniciantes.
Seu conjunto de rochas de cerca de 450 m de altura é alcançado após uma caminhada pela mata.
Mas é em Bragança Paulista (a 80 km de SP), também na Mantiqueira, que estão os "points" dos que procuram escaladas curtas e com maior grau de dificuldade.
Em Bragança, os alpinistas geralmente se reúnem nas pedras Guariúva ou Extrema para praticar a chamada escalada esportiva.
O alpinista Eliseu Frechou, 26, fundou a primeira escola de escalada em rocha do país, em São Bento do Sapucaí. Ele, sua mulher –Elizabeth Frechou– e Bito Meyer –instrutor de alpinismo e guia de montanha– iniciam no próximo dia 12 uma excursão aos Estados Unidos, onde vão tentar escalar o maior "paredão" do mundo (veja texto ao lado).
Um pouco mais longe, em Itatiaia, na divisa entre SP e RJ (cerca de 300 km da capital), existem outros "points" de alpinistas.

Texto Anterior: O diretor Antonioni está em São Paulo
Próximo Texto: Paulistas vão escalar 'paredão' na Califórnia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.