São Paulo, sábado, 6 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha pode ter cometido "ilícito", diz ministro

DA ENVIADA ESPECIAL A BUENOS AIRES

Folha pode ter cometido"ilícito", diz ministro
O ministro da Justiça, Alexandre Dupeyrat, que acompanha o presidente Itamar Franco em viagem à Argentina, disse que a reportagem da Folha pode representar crime fiscal e também eleitoral.
Para o ministro da Justiça, a Folha "pode" ter "incidido em ilícito penal" ao provocar um flagrante sobre a venda ilegal de bônus eleitorais.
"Cabe ao Ministério Público, em especial à Procuradoria Geral da República" averiguar para ver se houve ilegalidade", concluiu Dupeyrat.
A comitiva do presidente Itamar Franco tomou conhecimento da reportagem da Folha através da "Sinopse" da Radiobrás, um serviço distribuído às principais autoridades do governo as manchetes dos principais jornais do país e um resumo das notícias.
O assunto virou tema das conversas dos ministros e dos principais assessores do presidente.
O ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, disse que vai solicitar à Secretaria da Receita Federal que investigue a compra de bônus com preços subfaturados.
O presidente Itamar disse que é o candidato Flávio Rocha quem "tem que responder" às irregularidades.
Itamar disse que "é preciso ver se a debilidade está no candidato ou em alguém ligado a ele", ao comentar a revelação publicada ontem pela Folha.
Para o ministro da Indústria e Comércio, Elcio Álvares (PFL-ES), os bônus eleitorais são de difícil implementação.
Ele acha que poucos candidatos conhecem a legislação eleitoral. Como exemplo, ele cita que foi procurado há algumas semanas por duas candidatas a deputadas pelo Espírito Santo –ele não quis citar os nomes– solicitando-lhe intermediação para a venda de bônus.
Nota da Redação – Com o palpite infeliz, o ministro da Justiça passa a integrar a extensa fila de autoridades para quem a culpa pela existência de irregularidades é da imprensa que as revela.

Texto Anterior: Aristides pede que PL preste contas já
Próximo Texto: Polícia Federal apreende bônus do PL
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.