São Paulo, domingo, 7 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercadante deve estudar mais, diz FHC

FERNANDO RODRIGUES
ENVIADO ESPECIAL A CASCAVEL (CE)

O candidato do PSDB à Presidência, Fernando Henrique Cardoso, 63, disse ontem que o economista Aloizio Mercadante deveria ter estudado mais.
Mercadante é candidato a vice-presidente na chapa do PT, junto com Luiz Inácio Lula da Silva.
O ataque de FHC é uma continuação da guerra dos vices. Há uma semana o PT critica Marco Maciel (vice tucano) e o PSDB ataca Mercadante.
"Ele (Mercadante) é um bom rapaz. Se tivesse estudado um pouco mais, não teria errado tanto no Real... Se ele estudasse mais, não teria errado em economia como errou", disse Fernando Henrique.
A declaração do tucano foi feita ontem de manhã, em Cascavel (CE). A cidade fica a 70 km ao leste de Fortaleza.
FHC visitou uma feira livre em Cascavel. Vestia uma camisa xadrez azul e branca, uma calça social de linho em tom amarronzado e um tênis preto da marca Reebok.
O tênis Reebok foi sugestão do governador cearense, Ciro Gomes (PSDB). Ciro havia sugerido a FHC o uso do tênis logo início da campanha. Mas o candidato continuava aparecendo em público com um sapato do tipo mocassim.
"Isso é bobagem. Eu sempre usei tênis", disse Fernando Henrique quando indagado sobre o seu vestuário de ontem.
"Eu sempre andei em feira. Eu sou sociólogo e andava nas favelas e nas feiras para estudar a vida do povo. E o povo é uma coisa formidável, porque dá energia para a gente. Governo que fica longe do povo, não presta."
Antes de critica Aloizio Mercadante, o candidato tucano disse que não iria "futricar".
Indiretamente, FHC discordou das críticas feitas pelo deputado federal Luís Eduardo Magalhães (PFL-BA). Magalhães disse que o pai de Aloizio Mercadante, um general, teria corroborado com o regime militar de 1964.
"Eu não gosto de mexer com o pai de ninguém. O Aloizio não tem culpa", disse FHC. O pai de FHC, Leônidas Cardoso, também foi general do exército.
Ao lado de Ciro Gomes, atual governador do Ceará, e de Tasso Jereissati, candidato tucano ao governo, FHC foi bem recebido na feira livre de Cascavel.
Tomou água mineral no Bar do Nel. Não pagou. "Não tem problema", disse Manoel do Nascimento, dono do bar.
Sobre as críticas do PT na TV a respeito de Marco Maciel, o tucano disse: "Eu não estou preocupado com isso. Isso é gente que perdeu o rumo. Nós estamos com rumo. Nosso rumo é o povo."
Para FHC, "o PT está gastando o tempo ao invés de propor o que vai fazer. Estão criticando os outros, não adianta. Por aí não vai".
"Eles erraram na visão do Brasil. Erraram na visão da economia brasileira. Agora, erraram de novo. Não se faz política com ódio."

Texto Anterior: Empreiteiros apostam em 'aliados de ocasião'
Próximo Texto: "Aliança é com forças diferentes", diz Ciro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.