São Paulo, segunda-feira, 8 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mais imposto ; Erro identificado ; Tamanho da defasagem ; Justiça fiscal ; Patamar comum ; Em expansão ; Bebida da estação ; Mercado retraído ; Razões do desempenho ; Melhores negócios

Mais imposto
As empresas capitalizadas poderão pagar mais imposto quando forem converter seus balanços para o real.
A avaliação é de David Dias de Souza, da consultoria legal e fiscal da Ernst & Young.

Erro identificado
Para o consultor, o governo cometeu um equívoco quando determinou a conversão, para o real, das contas do ativo permanente e do patrimônio líquido (grupo de contas sujeito à correção com base na Ufir) pela URV de 30 de junho (CR$ 2.750).

Tamanho da defasagem
Essa determinação, que está na MP nº 542 (Plano Real), gera uma defasagem na correção monetária dos balanços, em julho, de aproximadamente 23%.
O resultado será o pagamento de mais imposto, avalia Souza.

Justiça fiscal
Para solucionar o problema, evitando até futuras pendências judiciais, bastaria determinar a conversão pela URV de 15 de junho (CR$ 2.236,02), correspondente ao último dia de coleta de preços em cruzeiros reais para cálculo do IPCA-E, diz o consultor.

Patamar comum
As taxas de desconto nos EUA, em alta, e na Alemanha, em baixa, deverão convergir para 4% ao ano até o final de setembro.
A previsão consta do boletim "Accelerations", editado pela divisão de pesquisa financeira do Crédit Lyonnais.

Em expansão
A recessão temida com o plano não se materializou. Segundo análise do Banco Fator, "apesar de as taxas de juros ainda elevadas e do aperto da liquidez, o efeito positivo da inflação reduzida é maior, viabilizando vendas tanto à vista como a prazo".

Bebida da estação
A Leão Júnior lançou chás naturais e preto Leão para este inverno.

Mercado retraído
Os carros usados tiveram valorização de 0,4% abaixo do IPC-r no primeiro mês do real, segundo a Assovesp, a associação dos revendedores de São Paulo.
Os 41.840 veículos comercializados representaram queda de 9,1% sobre junho e de 13,2% em relação ao mesmo mês de 93.

Razões do desempenho
Avelino Teixeira, da Assovesp, atribui o fraco resultado à adaptação do consumidor ao plano e às altas taxas de juros que inibiram o consumo.

Melhores negócios
Os carros que mais valorizaram em julho foram: Uno CS 87 (15%); Prêmio CSL 87 (14%); Uno CS 90 (14%).

Texto Anterior: Crise acelera reestruturação
Próximo Texto: Quadro negro ; Pior na comparação ; Outro parâmetro ; Questão de oportunidade ; O que fazer ; Firmeza sugerida ; Público exigente ; Apoio oficial ; Lista variada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.