São Paulo, segunda-feira, 8 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quadro negro ; Pior na comparação ; Outro parâmetro ; Questão de oportunidade ; O que fazer ; Firmeza sugerida ; Público exigente ; Apoio oficial ; Lista variada

Quadro negro
Os bancos estatais estão em uma situação delicada devido ao elevado volume de empréstimos que não estão sendo pagos.
Segundo a EFC (Engenheiros Financeiros & Consultores), os créditos em atraso e de liquidação duvidosa são equivalentes a 37,6% do patrimônio líquido.

Pior na comparação
A situação dos bancos estatais contrasta com a das instituições privadas, onde a inadimplência é igual a apenas 3,3% do patrimônio líquido.
Outro parâmetro
Na comparação com os ativos totais, a posição dos estatais se revela igualmente mais vulnerável. Os créditos em atraso e de liquidação duvidosa representam 3,74% dos ativos (em comparação a 0,39% no setor privado).
Questão de oportunidade
A EFC acredita que, com a queda drástica da inflação, o momento é oportuno para que o Banco Central adote novas normas com objetivo de capitalizar os bancos.
O que fazer
Segundo a empresa de consultoria, "uma vigorosa ação de saneamento será necessária, incluindo a reestruturação das agências, cortes de despesas e 'limpeza' dos créditos de má qualidade".

Firmeza sugerida
De Jerry Greene, presidente da Kodak do Brasil: "Gostaria que o povo brasileiro fosse tão exigente com os políticos como foi com a seleção".

Público exigente
Empresas israelenses estão interessadas em comprar carne congelada "kasher" do Brasil.
O produto precisa do selo de garantia de um rabino local para ser consumido por judeus ortodoxos.

Apoio oficial
A carne "kasher" faz parte de extensa lista de produtos que empresas israelenses querem comprar do Brasil. A seleção foi feita pela embaixada do Brasil em Tel Aviv.

Lista variada
A lista inclui frango congelado, couro para fabricação de pergaminho, louça sanitária, forno microondas, copos e talheres descartáveis e até carros.

Texto Anterior: Mais imposto ; Erro identificado ; Tamanho da defasagem ; Justiça fiscal ; Patamar comum ; Em expansão ; Bebida da estação ; Mercado retraído ; Razões do desempenho ; Melhores negócios
Próximo Texto: Uma boa cisão é melhor do que a inércia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.