São Paulo, segunda-feira, 8 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUE SÃO OS CANÁRIOS MARINHOS?

BILL PITZER

Maravilhados pela harmonia de seus sons, os marinheiros de séculos atrás batizaram as baleias beluga de "canários marinhos". Estas baleias brancas se parecem com um orquestra sinfônica pois passa a vida afinando seus sons.
Os biólogos ainda não puderam determinar como e por quê as baleias beluga difundem seu vasto repertório de grasnados, assobios e gritos.
Muitos dos sons se originam em sacos de ar e órgãos adjacentes a uma bexiga repleta de óleo (A), situada na parte dianteira da beluga. "Lábios" no sistema respiratório da baleia (B) contribuem para a formação de barulhos diferentes e abruptos. Os músculos (C) controlam a velocidade e a intermitência destes sons.
A cacofonia de zumbidos, pulsações e grunhidos que ocorrem quando as baleias se encontram poderia ser um forma de integração social. Os melódicos gorjeios e os trinados similares aos canários parecem coordenar o movimento da manada. E sons explosivos assinalam agressão.
Existem cerca de 100 mil baleias beluga em todo o mundo. Seu habitat principal é o hemisfério norte. Acostumadas a deslocar-se em mares gelados, as belugas podem sobreviver sob o gelo, encontrando o ar em um labirinto de fissuras.
Fonte do som
Respiradouro
Condutos e sacos para a passagem do ar procedente dos orifícios nasais
Crânio
Mandíbula inferior
Músculos
Bexiga
Baleias beluga
Ásia
Oceano Pacífico
Habitat das belugas
América do Norte
Oceano Atlântico
Groenlândia
Pólo Norte
Círculo Ártico
As baleias beluga não têm aleta dorsal, que possa obstruir seu deslocamento no gelo. São nadadoras hábeis, que podem submergir-se a uma profundidade de pelo menos 548 metros, e que saem à superfície para buscar ar a cada 10 ou 20 minutos.

Texto Anterior: Navios perdem densidade para que possam flutuar
Próximo Texto: PERRY FARREL
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.