São Paulo, terça-feira, 9 de agosto de 1994
Texto Anterior | Índice

O MÉTODO KUMON

Como é?
Os alunos fazem uma grande quantidade de exercícios simples para o seu níve de conhecimento, alguns parecem até óbvios. Só passam à etapa seguinte quando têm aproveitamento de 100%.
Qual é a exigência?
Os exercícios devem ocupar 15 minutos do dia do aluno, sem exceção –não devem deixar de fazer nem nos fins de semana e nas férias. Além disso, devem ir duas vezes por semana à escola Kumon, para fazer os exercícios junto com a orientadora e passar por avaliação.
Os resultados aparecem rapidamente?
Após o diagnóstico, o aluno volta a fazer os exercícios do nível que ele tem total segurança. Pode levar mais de um ano até atingir o mesmo programa que esté vendo na escola. Mas, segundo professores do Kumon, a autoconfiança que a pessoa adquire acaba influindo indiretamente no aproveitamento escolar.
Quantas pessoas fazem?
Dois milhões no mundo e 38.700 no Brasil.
Qual a idade para começar?
Há alunos de pré-escola nos cursos, que começam a se "alfabetizar" em matemática (compreender os símbolos e sinais) antes de aprender a ler e escrever a língua falada. Não há limite máximo: a pessoa mais velha a concluir o curso no Brasil tinha 80 ano.
Quantos estágios existem no curso?
No Brasil são treze. No último, os alunos aprendem derivadas e integrais.

Texto Anterior: Kumon 'desmitifica' a matemática
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.