São Paulo, terça-feira, 9 de agosto de 1994
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Vendas explodem em agosto

FÁTIMA FERNANDES; MÁRCIA DE CHIARA

FÁTIMA FERNANDES ; MÁRCIA DE CHIARA
DA REPORTAGEM LOCAL

O consumo no final de semana surpreendeu o comércio paulista. Para alguns supermercadistas e lojistas do varejo em geral, o último sábado foi o melhor do ano.
Levantamento da Associação Comercial de São Paulo mostra que as vendas a prazo cresceram 31,3% no último dia 6, na comparação com o dia 30 de junho.
No acumulado do mês –do dia 1º a 8 de agosto–, o crescimento foi de 35,8%, na comparação com igual período do ano passado. Sobre igual período de julho, o aumento foi de 52,4%.
O frio, o início da liquidação de inverno, a proximidade do Dia dos Pais e as promoções dos supermercados estimularam o consumo.
"Batemos recorde de vendas neste último sábado", afirma José Pereira Fernandes, do Barateiro.
A rede de supermercados Extra também registrou o melhor sábado de vendas do ano.
"Foi o melhor sábado desde a implantação do real", diz Luiz Girotto, diretor do supermercado Bon Marché, na marginal Tietê. Em relação ao sábado anterior, a loja faturou 32,33% mais.
Fernandes, do Barateiro, diz que neste final de semana houve reposição do estoque doméstico.
No Santa Luzia as vendas no último sábado foram 20% maiores em relação ao anterior.
Jorge da Conceição Lopes, diretor, diz que os produtos que tiveram maior saída foram vinhos, queijos, macarrão e molhos de tomate importados da Itália.
No sábado, o Santa Luzia vendeu 260 quilos de queijos suíços, 200 caixas de vinho (cada caixa com 11 garrafas), 420 latas de molhos de tomate e 813 pacotes de macarrão –20% mais do que no sábado anterior.
Para este mês, Lopes prevê venda 10% maior do que a do mês passado. Na análise da Apas, esse crescimento deve chegar a 5%.
"Esse crescimento já era esperado", diz Firmino Rodrigues Alves, vice-presidente da Apas (Associação Paulista de Supermercados).
Além da despensa desfalcada, o que puxou o movimento no sábado foram as promoções, na opinião de Alves. Depois do real, o número de itens em oferta cresceu 30%.
O recebimento dos salários também puxaram as vendas, segundo os supermercadistas.
Para eles, quem parcela as compras são os consumidores da classe média. As classes mais pobres continuam concentrando os gastos após o recebimento dos salários.
Omar Assaf, vice-presidente da Apas, diz que normalmente no sábado as lojas vendem 20% mais do que na sexta-feira.
"Neste final de semana, o aumento foi de 30%. Na comparação com sábados anteriores, o incremento foi de 10%".
Segundo Assaf, não há explosão de vendas. Vale lembrar, diz ele, que os supermercados paulistas têm ociosidade de 25%.
O crescimento dos negócios, no entanto não foi de uma hora para outra. Desde o começo do mês, a loja do Bon Marché registra reação nas vendas e o número médio de clientes tem se mantido.
Segundo Girotto, a compra média por cliente que, nos seis primeiros dias de julho, era de R$ 31,26, saltou para R$ 40,27 em igual período deste mês.

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