São Paulo, terça-feira, 9 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Duas fábricas fecham e 360 são demitidos

CRISTIANE PERINI LUCCHESI

CRISTIANE PERINI LUCCHESI;
DA REPORTAGEM LOCAL

Duas fábricas do setor metalúrgico terminaram ontem suas atividades na cidade de São Paulo.
Uma delas é a fábrica de cabos da empresa Barra Mansa, do grupo Votorantim. Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, cerca de 300 funcionários foram demitidos.
"Acertamos com a empresa o pagamento de um salário a mais e continuidade da assistência médica por três meses", disse Paulinho.
Segundo a Barra Mansa, seria impossível fornecer informações sobre o assunto ontem.
Já no caso da Protelco, empresa de componentes para telefones, os demitidos ficaram a ver navios.
Ontem, quando seus 60 funcionários chegaram para trabalhar, encontraram a empresa vazia.
"O proprietário, José Lopes de Freitas, levou todas as máquinas e os documentos dos funcionários embora", disse Nelson Aparecido Cardin, o Xepa, diretor do sindicato dos metalúrgicos.
Segundo Xepa, a empresa chegou a ter 100 funcionários e os 40 demitidos recentemente não receberam os direitos trabalhistas.
Procurado na empresa e em casa, Freitas não foi encontrado.
Fiesp
Com a demissão de 3.848 trabalhadores em julho, o nível de emprego da indústria paulista completou dez meses consecutivos de queda, segundo a Fiesp.
O índice de julho recuou 0,17% em relação ao mês anterior. No ano, a queda é de 2,39%, com o fechamento de 56.275 postos.
Horácio Lafer Piva, diretor da Fiesp, disse que o número de cortes de trabalhadores na indústria paulista é "vergonhoso".

Texto Anterior: Dólar recua e rompe barreira dos R$ 0,90
Próximo Texto: Vendas explodem em agosto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.