São Paulo, terça-feira, 9 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arafat pode circular em território israelense

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O governo de Israel autorizou ontem o líder da Organização para a Libertação da Palestina, Iasser Arafat, a se deslocar livremente pelo país.
"Arafat e seus ministros podem se deslocar livremente em Israel com ajuda de um documento VIP e com a condição de informarem com antecedência às autoridades palestinas", disse Hani Yeshurun, porta-voz do governo. A autorização inclui Jerusalém Oriental.
O chefe da delegação palestina de negociações com Israel, Nabil Shaat, disse que a demora em alguns pontos do estabelecimento da autonomia palestina em Gaza e Jericó põe em risco o processo de paz no Oriente Médio.
Shaat também se queixou de que os EUA estão sendo desnecessariamente desconfiados quanto ao uso que os palestinos estão fazendo dos recursos fornecidos pela comunuidade internacional.
Arafat deve se encontrar com Rabin nesta quarta-feira. Shaat se reúne na sexta-feira com o chefe de Polícia de Israel, Moshe Shahal, e com o chanceler Peres em Al Arish, no Egito, no domingo.
Devem ser discutidas questões de segurança deixadas em aberto depois da instalação da autoridade palestina em Gaza e Jericó no fim do primeiro semestre. Os principais problemas são a libertação de prisioneiros palestinos, o controle de fronteiros entre Gaza e Egito e as restrições israelenses a palestinos que tenham fazendas na fronteira com a Jordânia.
Equipe de observadores internacionais deixou Hebron ontem. A Presença Internacional Temporária em Hebron visava manter a paz entre palestinos e israelenses na cidade depois que um colono judeu matou 55 pessoas numa mesquita, segundo os palestinos, e cerca de 30, segundo Israel.
Hebron é em Gaza, mas continua sob ocupação israelense.

Texto Anterior: Turismo ajuda a integração
Próximo Texto: Proibição de véu gera crise no governo egípcio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.