São Paulo, terça-feira, 9 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bósnios podem romper cerco a Sarajevo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Tropas do governo bósnio, controlado pelos muçulmanos, estão avançando no centro e no norte do país. Segundo o porta-voz da Forpronu (Força de Proteção das Nações Unidas), Rod Annink, os bósnios tomaram a cidade serrana de Brgule, a 30 km de Sarajevo.
Os bósnios avançam em direção ao sul, à estrada Skoda. Se tomá-la, o governo controlará uma via de reabastecimento de Sarajevo pela primeira vez em 28 meses.
Segundo a ONU, as tropas do governo de Sarajevo devem ganhar terreno desde que a Sérvia rompeu relações com os sérvios da Bósnia.
Sarajevo está isolada dos comboios humanitários e a ponte-aérea de ajuda mantida pela ONU está suspensa. Os estoques de alimentos da capital bósnia estão em situação crítica, segundo a ONU.
Nos últimos dias, os sérvios dispararam obuses contra a cidade, desafiando proibição da Otan (aliança militar ocidental).
Apesar da promessa de seu chefe militar, general Ratko Mladic, os sérvios ainda não removeram suas armas pesadas instaladas em torno de Sarajevo.

Texto Anterior: Proibição de véu gera crise no governo egípcio
Próximo Texto: Escritora relata condenação à morte ; Coréia do Norte diz que muda reatores ; Clinton é reprovado por 68%, diz pesquisa ; Saddam pede ao Irã que aceite a paz ; Argentinos acusam o Reino Unido ; Hospitais britânicos vão usar maconha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.