São Paulo, terça-feira, 9 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guerrilha age após posse na Colômbia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Guerrilheiros realizaram uma série de ataques ontem e domingo em diversas localidades da Colômbia. As ações são consideradas tentativas de mostrar força frente ao presidente Ernesto Samper, que tomou posse anteontem.
Cinco policiais morreram no domingo à noite em um ataque de guerrilheiros a um posto policial no povoado de Cartagena del Chairá, no sul da Colômbia.
A ação, realizada por cerca de 150 guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), deixou cinco feridos.
Também foram registrados ataques em Toribio, no povoado de Salado Blanco, em Santiago e no Departamento de Antioquia.
A guerrilha também dinamitou uma via férrea perto de Medellín, provocando o descarrilhamento de um trem, que não causou vítimas. No Departamento de Bolívar, quatro ônibus foram incendiados.
Em seu discurso inaugural, Samper disse que o governo não negociará sob intimidação de terroristas.
Ele deu um prazo de cem dias para a elaboração pelo governo de um informe sobre as condições de diálogo com guerrilheiros.
O presidente disse que se não houver a possibilidade de negociação, lançará uma ofensiva militar para combater os grupos guerrilheiros.
A polícia de Cali informou que encontrou no sábado os corpos da procuradora do distrito de Iz, Nora Castano, e de seu marido. Os dois foram sequestrados e mortos.

Texto Anterior: Cuba e EUA discutem crise de refugiados
Próximo Texto: Jordânia e Israel abrem passagem na fronteira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.