São Paulo, terça-feira, 9 de agosto de 1994
Texto Anterior | Índice

De filósofos e encanadores

DE FILÓSOFOS E ENCANADORES

"A 'Carta Aberta' de Ruth Escobar é uma lição de vida. Ela teve a coragem de reconhecer seu próprio erro, publicamente. Mesmo junto aos que já a admiravam, ela cresceu. Como seria melhor o Brasil se os políticos e administradores aprendessem a lição de Ruth!"
Mauro Salles, publicitário (São Paulo, SP)

"O jantar e a frase de Ruth Escobar configuraram de maneira sistemática o que há por trás da aliança de FHC com o PFL; o preconceito de classe e o desprezo, tão antigos e antiquados quanto o próprio fascismo. Lamento por Fernando Henrique, por Sartre e especialmentepor Ruth Cardoso - ela sim, uma Ruth sem mácula, brilhante e generosa, antítese, enfim, da outra Ruth que lhe ofereceu esse jantar de grego".
Consuelo de Castro, dramaturga (São Paulo, SP)

"Mais uma vez Ruth Escobar foi infeliz. Em seu artigo, colocou um emaranhado de pensamentos bobos, confusos e, acima de tudo, recalcados, que nos fez conhecê-la um pouco melhor"
Ademir Franco do Rosário (Paranaguá, PR)

"Parabenizo a sra. Ruth Escobar pela dignidade e maturidade com que retratou-se publicamente ao episódio 'o encanador' publicado através desta Folha (8/08). A irreverência é um dos defeitos dos gênios, mas a coerência é uma virtude dos sábios!"
Nyube Alfaya Bari (São Paulo, SP)

Antiaborto
"O professor Ives Gandra, em artigo publicado neste jornal, em 8/08, expõe com clareza meridiana a vedação jurídico-constitucional da pretendida legalização do aborto no Brasil. A argumentação é irresponsável e alerta para atitudes adotadas no sentido de encontrarem-se brechas –que inexistem– para a extensão da medida além daquela prevista no Código Penal, para proteger a vida da gestante. Na luta pela vida, a proteção da vida daquele que mais se expõe a perdê-la é atitude ética que deve levedar a utopia de uma sociedade solidária. A reflexão feita pelo ilustre jurista serve de embasamento para que o 'planejamento familiar', buscado na construção de um futuro mais justo, não deva servir de cortina de fumaça para a esterilização e o aborto. Atenção, pois, para a Conferência da ONU, que em setembro, no Cairo, vai discutir o assunto."
Hélio Bicudo, deputado federal pelo PT-SP (São Paulo, SP)

"Louvável e muito apropriado o artigo 'Lixo hospitalar humano' do professor Ives Gandra Martins (8/08). É uma pena que ainda haja discussões acaloradas sobre o aborto. Está mais do que claro que o direito a vida é inviolável. Nenhum nascituro deve pagar com a vida pela ação de uma mãe, que na maior parte das vezes busca de forma irresponsável a momentânea satisfação sexual."
Luis Carlos Cabrera (São Paulo, SP)

Vendem-se candidatos
"O artigo 'Vendem-se candidatos' do articulista Otavio Frias Filho (edição de 5/08) merece algumas colocações: quando o autor fala dos políticos 'nada mais parecido com um político do que outro político', me faz lembrar o Lula quando falou nos 300 picaretas do Congresso. Como são parecidos. No tocante à Lei Serra, Frias tem toda razão: o que era ruim, ficou pior. Já que teremos que engolir esta forma de programa, que seja pelo menos mais didático. Os partidos com candidatos à presidente poderiam fazer um grande favor a nós, eleitores. Entrarem em acordo, para que os programas fossem com temas diários."
Curt Nees (Joinville, SC)

Julgamento de Quércia
"Leio na Folha do dia 6 de agosto, sábado, no Painel, página 4, sob o título "Velhos amigos', que 'A cúpula quercista diz que a influência de Sarney foi decisiva no STJ'. Bem que a Folha poderia examinar melhor essa influência. Será que Sarney, é membro do STJ, escreve livros de Direito, ou é um desses inúmeros chefetes que, país a dentro, utilizam de sua influência para prostituir aquilo que gostaríamos de chamar de justiça?"
Juarez Medeiros (São Luís, MA)

"Com a esmagadora vitória obtida no STJ, o ex-governador Orestes Quércia provou definitivamente que foi vítima, nos últimos anos, de uma campanha asquerosa, patrocinada por um subprocurador, com a colaboração de políticos/empresários que se dizem 'éticos' e de parte da imprensa."
João de Oliveira Avelino (Rio Branco, AC)

Polícia de ninguém
"Quanto ao artigo do promotor de Justiça Militar, sr. Marco Antonio Ferreira de Lima (Painel do Leitor, 4/08, sob o título 'Polícia de ninguém'), o meu inteiro respeito e total concordância, pois acredito que a Justiça Militar representa apenas os ideais da corporação. Tal fato está na última frase da carta dos srs. juízes auditores da Justiça Militar (Painel do Leitor, 7/08). 'Se aqui estamos é porque alcançamos nossos ideais e continuamos a lutar por eles'. Após ter tido um caso julgado por esta dita Justiça Militar, continuo a esperar que sejam alcançados os ideais da maioria dos cidadãos –civis ou militares. E não só os dos srs. juízes."
Sérgio Isnard Khair (São Paulo, SP)

PSDB de Santa Catarina
"No interesse da opinião pública, informo que a frase: 'O partido é pequeno. Cabe num 147' (ed. 2/08), em referência ao PSDB de Santa Catarina, não foi proferida por mim. Temos 20.000 filiados, 130 diretórios municipais, 1 senador, 1 deputado estadual, 2 prefeitos, 7 vice-prefeitos e 68 vereadores. É um partido de porte médio no Estado. O candidato a vice-governador, na Frente Popular, é o tucano Vilson Souza. Esclareço, outrossim, que não nos sentimos, enquanto peessedebistas, excluídos pela comitiva de FHC. Em obediência à decisão da executiva regional do PSDB, nos limitamos a recepcionar o candidato e a estabelecer rápidos e produtivos contactos para apresentação das nossas lideranças regionais, em cada cidade visitada. O próximo roteiro de FHC em Santa Catarina, será coordenado pelo PSDB."
Jacó Anderle, presidente do diretório regional do PSDB (Florianópolis, SC)

Atendimento dos servidores
"Cobra-se do servidor público um atendimento ímpar. Ele é o pára-raio que recebe toda a descarga acumulada pelos desmandos do sistema, cada cidadão acha-se no direito de despejar no funcionário público toda sua ira, esquecendo que ambos têm problemas comuns. Também, alguns funcionários ao menor reflexo do cidadão mais simples, praticam as mesmas injustiças constrangendo pessoas, aumentando o sofrimento e a angústia de quem busca seus legítimos direitos. Tanto ao público como aos servidores o nosso apelo para que separem seus problemas e busquem juntos as soluções, facilitando o acesso de cada um no seu espaço devido."
José Benedito Rodrigues, presidente da Associação dos Servidores da Secretaria de Estado de Relações do Trabalho (São Paulo, SP)

"Ham-let" no Rio
"Zé Celso estreou o seu 'Ham-let' no Rio, na última sexta sob forte chuva e emoção, após 21 anos longe do balneário. A imprensa carioca não entendeu nada. O 'JB' e o 'Globo' forraram páginas inteiras com críticas mezzo negativas, mezzo medrosas. Zé Celso é genial. 'Ham-let' é genial. Parabéns para Monique e Silvinha Gardenberg que conseguiram viabilizar a ida do Zé e grupo ao Rio."
Tadeu Jungle (São Paulo, SP)

Por um livro do Tio Dave
"O caderno Mais! deste domingo nos informa que sete jornalistas e colaboradores da Folha preparam lançamentos para a 13ª Bienal do Livro. Ora, e quem quer reler os textos deles? Onde está o 'seu' livro, tio Dave, com aquelas deliciosas crônicas e análises profundas sobre os bares de São Paulo? Corra, ainda há tempo! Reúna todos os seus textos publicados na Folha, e faremos uma grande noite de autógrafos, dia 20, na padaria da rua Tutóia. Não vai sobrar público para a bienal!"
Arlene Leal Maia (São Paulo, SP)

Texto Anterior: A universidade precisa criar riqueza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.