São Paulo, sexta-feira, 12 de agosto de 1994
Texto Anterior | Índice

Colesterol baixo não provoca suicídios

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pesquisadores finlandeses colocaram dúvidas nas evidências estatísticas que indicam que as pessoas que tiveram seu nível de colesterol no sangue rebaixado são mais suscetíveis de morte acidental ou suicídio.
O colesterol alto no sangue aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares, mas os médicos sempre tiveram receios que a redução artificial do colesterol pudesse ter efeitos negativos.
O colesterol é uma substância presente nas células do corpo e bastante comum em gorduras animais, cujo acúmulo no sangue causa o entupimento dos vasos sanguíneos.
Em um estudo publicado na última edição da revista médica }British Medical Journal, o médico Erkki Vartiainen do Instituto Nacional de Saúde Pública de Helsinki disse que sua equipe de pesquisa não encontrou nenhum vínculo entre o colesterol baixo no sangue e morte por causas violentas como acidentes ou suicídio.
Vartiainen estudou os casos de 20 mil homens e mulheres durante 15 anos, e verificou que o vínculo que se supunha haver era mera coincidência.
Apesar do longo estudo, em um artigo comentando a descoberta, a médica Ann Ryman, do Hospital Real de Edinburgo, Escócia, disse que mais pesquisa é necessária.

Texto Anterior: Vacina com HIV vivo imuniza chimpanzés
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.