São Paulo, segunda-feira, 15 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estados aumentam vantagens e disputa se acirra

MARCELO MENDONÇA
ESPECIAL PARA A FOLHA

A guerra entre os Estados para conseguir a nova fábrica da GM teve batalhas pitorescas. Jorge Leite, secretário de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia do Rio, quis aproveitar o clima da Copa do Mundo para aumentar o cacife do seu Estado.
"Pedi ao João Havelange para interceder pelo Rio junto ao presidente da GM em Detroit", disse Jorge Leite.
O secretário disse que não sabe se o presidente da Fifa chegou a procurar a empresa: "Ainda não consegui falar com ele".
Segundo ele, cinco municípios fluminenses estão disputando a fábrica: Resende, Macaé, Queimados, Itaguaí e Santa Cruz.
Além da prorrogação do recolhimento do ICMS, o Estado se dispõe a entrar com uma participação acionária para dividir o custo do investimento da GM, em percentual não revelado.
A mesma disposição –participação acionária– tem Santa Catarina, que vinha aparecendo como um forte concorrente, pelo porto de Imbituba e por sua localização próxima dos demais países do Mercosul.
Segundo Osmar Santos, diretor de Desenvolvimento Industrial e Comercial da Secretaria de Tecnologia, Energia e Meio Ambiente, a GM visita o Estado desde agosto de 1993.
A intenção da GM, independentemente dessa terceira fábrica, é se tornar um exportador de veículos, principalmente para a América Latina.
Pouso Alegre, às margens da rodovia Fernão Dias, tem 130 mil habitantes e fica a 160 km de São José dos Campos, diz o prefeito João Batista Rosa.
Além de um intenso processo de industrialização, a cidade tem ligações "sentimentais" com a GM.
Segundo o prefeito, André Beer, vice-presidente da GM, tem um cunhado na cidade, José Carlos Vasconcelos.
A nova fábrica vai ocupar uma área de 300 mil metros quadrados, com uma meta de produção de cerca de 100 mil automóveis por ano, principalmente voltada, inicialmente, para o mercado interno.
Com alto nível de automação, ela vai começar fabricando o Corsa, mas terá flexibilidade para montar outros modelos, informa o diretor da GM Pinheiro Neto.

Texto Anterior: GM deve instalar fábrica em Minas
Próximo Texto: Credores se reúnem com direção da Varig
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.