São Paulo, segunda-feira, 15 de agosto de 1994
Texto Anterior | Índice

Vulcões "cospem" rochas que derreteram no centro da Terra

KATHY WOLLARD

Vulcões são chaminés naturais, pelo qual a Terra expele fumaça e até material sólido. Tudo começa bem no fundo do planeta, onde as rochas sofrem a pressão do peso dos continentes e dos oceanos. Quanto mais fundo, mais quente. (No centro da Terra a temperatura atinge os 2.200 graus Celsius.) Sob uma pressão destas, a rocha derrete –vira magma.
O magma tenta subir porque é menos denso que a rocha sólida ao seu redor. Quando o magma chega à superfície recebe o nome de lava, e sua temperatura pode chegar perto de 500 graus.
Como um vulcão se forma? Pense na superfície da Terra como uma lata de refrigerante. O gás carbônico, chacoalhado, se expande e empurra a tampa, formando um buraco. Da mesma forma, gases quentes e magma podem criar um buraco através de uma camada mais frágil da crosta terrestre.
Quanta lava pode sair do chão nos vulcões? O maior fluxo de lava já registrado ocorreu na Islândia, em 1783. O material derramado poderia encher uma piscina de 3,2 km3.
Quando pensamos em vulcões, normalmente imaginamos uma montanha cônica, cuspindo lava de seu topo em forma de funil. Também existem vulcões-escudo, grandes cúpulas que lembram frigideiras sem alças. Vulcões que soltam lava por muitos milênios podem criar grandes cones.
A maioria dos vulcões da Terra são submarinos. Sob o oceano, submerso em trilhões de litros de água fria, o magma sofre um choque muito forte quando chega à superfície. Resfriado, pode se transformar em finas folhas, como o vidro, ou em blocos semelhantes a sacos de areia, só que feitos de pedra.
Copyright Los Angeles Times Syndicate.

Texto Anterior: Giovane lança livro com as suas memórias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.