São Paulo, segunda-feira, 15 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Giovane lança livro com as suas memórias

SÉRGIO KRASELIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Giovane, o mais assediado dos jogadores da seleção brasileira masculina de vôlei, decidiu transformar sua história em livro.
Não se trata de uma biografia, mas sim de um romance juvenil, em que Giovane narra, na primeira pessoa, as histórias ocorridas em seu 23 anos de vida.
"O livro mostra um lado do Giovane que era conhecido apenas por poucas pessoas", diz o atacante.
Giovane gravou quase 15 horas de entrevistas com os jornalistas Cida Santos, colunista da Folha, e Nicolau Radamés Creti, autores do livro, que ganhou o título de "Gigio".
Como dizem os autores na apresentação, "o tom do livro às vezes é inocente, tem a visão do menino que se tranca no banheiro com medo dos pais. Outras vezes ganha o ritmo corajoso do adolescente que resolve mudar tudo na vida e ir para a Itália".
Giovane diz que ficou satisfeito com o resultado final. "Só faltaram mesmo as minhas impressões sobre a Liga Mundial que disputei recentemente na Itália", afirma o atacante.
Desde a semana passada treinando com os demais jogadores da seleção no Sportville, centro de treinamento localizado em Barueri (27 km a oeste de São Paulo), Giovane diz que o livro é mais um presente seu para a sua legião de fãs.
"Quem pensa que vou ganhar dinheiro com ele se engana. Ao contrário. O livro surgiu mais para atender às cobranças das fãs. Não ganharei nada comparado com o que ganho no vôlei", afirma o jogador.
Giovane garante que tem catalogados em computador cerca de 8.000 endereços das tietes. "Pelo menos já respondemos este monte de cartas", diz o atacante.
Ele considera que a associação de seu nome a uma quantidade excessiva de produtos não desgastará sua imagem (além do livro, já tem lançados, entre outros, um vídeo sobre sua carreira, cadernos e a griffe de meias Giovane).
"Nos EUA, existem lojas de artigos esportivos com uma série de produtos que trazem os nomes de jogadores da NBA (liga profissional de basquete norte-americana). E nem por isso eles ficam desgastados", diz Giovane.
Fãs que quiserem um autógrafo do jogador poderão obtê-lo no próximo domingo. Às 15h, Giovane estará no estande da Editora Globo (nº 90) na Bienal do Livro, onde faz o lançamento de suas histórias, com a presença dos autores, que já publicaram pela mesma editora "Vitória", onde contam a trajetória da seleção brasileira na conquista da medalha de ouro olímpica em 92.
GIGIO, de Cida Santos e Nicolau Radamés Creti. Editora Globo, 152 págs., com fotos das várias fases da carreira do jogador Giovane.

Texto Anterior: BLACK SABATH
Próximo Texto: Vulcões "cospem" rochas que derreteram no centro da Terra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.