São Paulo, segunda-feira, 15 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hamas mata 1 israelense e fere 6 em ataques na faixa de Gaza

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Na véspera de uma nova rodada de negociações para a extensão da autonomia palestina na Cisjordânia, um civil israelense foi morto e seis ficaram feridos em dois ataques do grupo fundamentalista Hamas na faixa de Gaza.
Foi uma represália à morte de dois militantes do Hamas na sexta-feira, em tiroteio com a polícia israelense. O Hamas se opõe ao acordo que dá autonomia aos palestinos de Gaza e da região de Jericó, assinado em 4 de maio.
Desde então, já foram mortos 15 israelenses em ataques de palestinos. A OLP (Organização para a Libertação da Palestina) condenou os atentados.
Os dois ataques ocorreram em uma estrada entre o posto de controle israelense Kessufim e uma colônia judia no setor palestino.
No primeiro, milicianos do Hamas abriram fogo contra um automóvel Peugeot com quatro funcionários da empresa Motorola, matando um e ferindo três.
Outros três israelenses saíram feridos de um tiroteio a um quilômetro do local, oito horas antes.
Mordechai Gur, vice-ministro da Defesa israelense, disse que as conversações prosseguem hoje, apesar dos ataques.
Hoje também serão abertas "passagens seguras", auto-estradas em território israelense ligando a faixa de Gaza ao encrave de Jericó.
Israel e a OLP anunciaram ontem que estão perto de chegar a um acordo para extensão da autonomia. A Autoridade Palestina em Gaza e Jericó passaria a ter jurisdição sobre cinco setores adicionais: educação, saúde, assistência social, impostos e turismo.

Texto Anterior: Clima dos anos 60 predomina
Próximo Texto: Crescimento econômico tem queda em cem dias do governo Mandela
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.