São Paulo, sábado, 20 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula usa força de Arraes e faz maior comício

EUMANO SILVA
ENVIADO ESPECIAL A RECIFE

O candidato do PT a presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, usou a força política do ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes, e fez em Recife o maior comício de sua campanha.
Lula ficou empolgado e pretende encerrar a campanha deste ano com outro comício na cidade. A inspiração vem da CBF, que fez em Recife o jogo da virada da Seleção Brasileira de futebol.
A Polícia Militar de Pernambuco e os organizadores do comício calcularam em 50 mil o número de pessoas presentes.
Arraes é candidato ao governo do Estado e tem tradição de realizar grandes comícios em Recife.
Como era um comício organizado por Arraes, o candidato do PSTU a governador, Joaquim Magalhães, foi impedido de subir no palanque. Magalhães apóia Lula.
No seu discurso, Lula tentou mais uma vez vincular o candidato do PSDB a presidente, Fernando Henrique Cardoso, aos grupos políticos que já governaram o Brasil.
"Se eles abrissem uma escola que ensinasse a governar, eu não colocaria meu filho porque ele somente aprenderia a roubar."
A candidatura de Lula é apoiada em Pernambuco por três setores que ele critica nos comícios: banqueiros, usineiros e empreiteiros.
Representantes desses três segmentos empresariais se aproximaram de Lula através de Arraes.
Estavam no palanque de Lula o candidato ao senado, Armando Monteiro (PDT), dono do Banco Mercantil de Pernambuco, e José Chaves, dono de empreiteira e candidato a deputado pelo PSB.
"Há banqueiros, usineiros e empreiteiros honestos e desonestos, da mesma forma que há sindicalistas honestos e desonestos", afirmou, ao responder porque aceita em Pernambuco o apoio de setores que critica em outros Estados.
A coletiva foi concedida por Lula quando chegou a Recife, depois de sair de Garanhuns (PE).
Colaborou GUSTAVO KRIEGER, enviado especial a Garanhuns

Texto Anterior: Prefeitos ajudam Lula em Pernambuco
Próximo Texto: Genoino e Garcia criticam campanha de Lula
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.