São Paulo, domingo, 21 de agosto de 1994
Próximo Texto | Índice

Produtor rural vive pelado há 35 anos

ARI CIPOLA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MACEIÓ

Jenuário Xavier, 42, vive nu há 35 anos no sertão nordestino. Lula, como é conhecido, reside na caatinga, em uma região conservadora e religiosa que foi pisada por Lampião e padre Cícero.
A nudez de Lula é castigada pela secura da vegetação por onde anda para criar seus 400 bodes, 55 bois, galinhas, porcos e cultivar roças de milho e feijão. Os vizinhos usam roupas de couro no trabalho.
Lula vive isolado da civilização e da cidadania. Seu mundo é o limite de arame farpado dos 500 hectares da propriedade de sua família, que deixou apenas uma vez, aos 14 anos. Coberto com um lençol, visitou o pai, Jenuário Nunes Xavier, que estava internado em um hospital, prestes a morrer.
Lula nunca foi a uma escola, não tem carteira de identidade nem título de eleitor. Há 40 dias seu rádio de pilha quebrou e o isolamento ficou ainda maior.
"Porque a vida é minha", disse à Agência Folha, ao justificar o fato de usar apenas um cordão na cintura, que nada esconde. Aos parentes, Lula responde à pergunta com a seguinte indagação: "E você sabe por que usa roupa?"

LEIA MAIS
Sobre o homem nu à página 4.

Próximo Texto: Novo Estatuto do Advogado 'esvazia' juizados especiais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.