São Paulo, segunda-feira, 22 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT entra com representação no TSE contra FHC

AMÉRICO MARTINS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA E DO ENVIADO ESPECIAL AO RIO

O PT (Partido dos Trabalhadores) entrou com representação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra o diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central, Gustavo Franco, a agência de notícias Free Press e a coligação PSDB-PFL-PTB.
Na sexta-feira, a assessoria do candidato à Presidência da coligação, Fernando Henrique Cardoso, distribuiu pela Free Press uma entrevista com Gustavo Franco.
O texto da Free Press –empresa montada para trabalhar para o comitê de FHC– informava que Franco teria dito que se o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, fosse eleito, daria um calote na dívida interna brasileira e confiscaria a poupança.
O PT considerou a entrevista "divulgação de fato sabiamente inverídico, distorção ou manipulação de informações relativas a partido, coligação ou candidato com o objetivo de influir na vontade do eleitor."
Luiz Inácio Lula da Silva, classificou ontem no Rio de "molecagem" a divulgação de informações de que ele iria dar um calote na dívida interna caso fosse eleito.
Segundo Lula, o comitê de Fernando Henrique Cardoso está funcionando como "uma central de mentiras, uma central de calúnias". Para ele, o comitê abriga "um bando de irresponsáveis e de moleques".
O candidato a vice em sua chapa, deputado federal Aloizio Mercadante (PT-SP), acha que o governo federal deveria exonerar Franco. Ele já pediu a sua assessoria jurídica para estudar uma ação contra o diretor do BC.
A representação do PT encaminhada ao TSE pede que FHC e os representantes da Free Press sejam advertidos sob pena de suspensão das atividades da agência durante a campanha eleitoral.
Além disso, requer a abertura de investigação judicial para apurar o uso indevido de veículos de comunicação –no caso, a Free Press– em benefício de FHC.

Texto Anterior: Campanha vive pior momento, avalia direção
Próximo Texto: Quércia recebe apoio de pastores evangélicos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.