São Paulo, segunda-feira, 22 de agosto de 1994 |
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Maluf muda 2º túnel sob o Pinheiros
DANIEL CASTRO
Até o final de seu governo, em 1996, o prefeito Paulo Maluf pretende construir apenas uma alça de ligação entre as avenida Juscelino Kubitschek e das Magnólias, com 485 metros de extensão. O projeto anterior previa um túnel com 1.300 metros, paralelo ao atual (norte), com embocaduras nas avenidas Lineu de Paula Machado e Engenheiro Oscar Americano. A nova proposta –que está em análise no Cades (Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável)– é criticada por moradores do bairro Cidade Jardim (veja texto abaixo). A principal crítica é que a alça na avenida das Magnólias não vai resolver os problemas de trânsito. Para chegar à embocadura do túnel, será preciso cruzar ruas estreitas e sinuosas de um bairro residencial. O engenheiro Marcos Travassos Helou, diretor de obras da Emurb (Empresa Municipal de Urbanização), admite que, mesmo depois da inauguração da alça da avenida das Magnólias, o túnel norte continuará com tráfego reversível. O túnel norte, inaugurado em março, opera no sentido bairro-centro até as 14h e no sentido oposto a partir das 15h. Pelo projeto original, o túnel sul operaria apenas no sentido centro-bairro. Helou, da Emurb, reconhece que o túnel sul ficará inacabado apenas com a construção da alça da avenida das Magnólias. "Futuramente, o túnel terá que ser construído até a avenida Lineu de Paula Machado", disse. O principal motivo da mudança no projeto do túnel sul seria financeiro. A alça da avenida das Magnólias tem custo previsto de US$ 35 milhões, contra US$ 110 milhões do projeto anterior –até avenidas Lineu de Paula Machado e Engenheiro Oscar Americano. Mas o prefeito que suceder Maluf terá que desembolsar mais pelo menos US$ 55 milhões para concluir o túnel, construindo uma extensão até a avenida Lineu de Paula Machado. Texto Anterior: Aluna fica 6 meses sem carteirinha Próximo Texto: Moradores apontam fraude Índice |
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