São Paulo, segunda-feira, 22 de agosto de 1994
Texto Anterior | Índice

Moradores apontam fraude

DANIEL CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

A prefeitura manipulou dados para justificar a mudança no projeto do túnel sul sob o rio Pinheiros.
A acusação está em documento elaborado pela Sociedade de Amigos de Bairro (SAB) de Cidade Jardim, que aponta que o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da obra foi fraudado.
Para iniciar a obra, o Rima tem que ser aprovado pelo Cades (Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), onde está sendo analisado.
O Rima diz que passariam a circular mais carros pelo túnel da avenida das Magnólias (2.300) do que pelo túnel com embocadura nas avenidas Engenheiro Oscar Americano e Lineu de Paula Machado (2.000 por hora, no pico).
Pesquisa da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) mostra que na avenida das Magnólias passam 650 carros/hora, contra 2.450 nas outras avenidas.
Segundo a SAB, a avenida das Magnólias não teria capacidade para escoar 2.300 carros por hora. Ela tem apenas duas faixas, é sinuosa e estreita.
Marcos Travassos Helou, da Emurb, nega que os dados do Rima tenham sido manipulados.
"O Rima trabalha com projeções. Toda projeção tem margens de erro".

Texto Anterior: Maluf muda 2º túnel sob o Pinheiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.