São Paulo, quarta-feira, 24 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Onda de otimismo

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

– A confirmação da vitória do governista deu mais um pretexto aos investidores estrangeiros. Tem muita gente interpretando a vitória assim: a estabilidade econômica, agora sim, poderia se confirmar. Isso significa, para muita gente, que vem aí nova onda de otimismo para toda a América Latina.
Ela falava do México, tomando o maior cuidado para não fixar o argumento de que a eleição do candidato governista, também aqui, somaria à onda de otimismo. Mas o argumento está no ar.
Melhor dizendo, nas bolsas.
Comunicador
Um momento de revelação, no Roda Viva, foi aquele em que o ministro da Fazenda afirmou não entender muito de economia. Foi revelador, não pela sinceridade, mas pelo que veio a seguir.
Como não entende da área, o ministro disse que se concentrou naquilo que podia fazer melhor. Voltou-se para a "comunicação". O que fez muito bem. Fernando Henrique, favorito, que o diga.
Majestade
Fernando Henrique, aliás, que não acompanha o raciocínio de Rubens Ricupero. O ministro saiu do Roda Viva fazendo críticas ao PSDB. E o candidato já tratava, ontem, no Onze e Meia, de reagir com restrições ao ministro.
Não entendeu nada, o tucano. Rubens Ricupero busca, com as críticas, todas leves, superficiais, distanciar formalmente o governo da campanha, o que soa bem para o Plano Real e, melhor ainda, para o momento de sua campanha.
Mas não adianta, que o tucano nada sabe de comunicação –para além de fazer plano. Ainda com Jô Soares, na madrugada de ontem, ele mal continha o rei na barriga. Esteve bem perto de entregar-se, ao procurar fazer uma piada.
Explicando por que o cavalo em que montou estava vergado, disse que foi pelo fato de estar diante dele, Fernando. Nem Lula, nos momentos de maior prepotência, foi capaz de tamanha besteira.
Montoro
Franco Montoro vai aparecendo como o nome tucano para o posto de Inocêncio Oliveira. Foi o que mostrou o Fogo Cruzado, primeiro programa da televisão a lembrar da eleição para o Congresso.
Montoro, o puxador de votos do PSDB, enfrentou José Genoino, o puxador do PT. Venceu. Gaguejou como sempre, confundiu-se, até constrangeu, mas foi a imagem da vitória, o oposto de Genoino.
Mais até do que a imagem da vitória, Montoro foi a imagem de um outro velho senhor, como ele. Franco Montoro estava a imagem do "doutor" Ulysses Guimarães.

Texto Anterior: As eleições e os planos econômicos
Próximo Texto: Ministro de Itamar faz críticas a FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.