São Paulo, quinta-feira, 25 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo libera verba para MT

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Itamar Franco liberou R$ 15,4 milhões, por MP (medida provisória), para a instalação de uma linha de transmissão de energia elétrica na região de Sinop, em Mato Grosso.
O candidato Fernando Henrique Cardoso (PSDB) prometeu esta obra durante um comício em Sinop, no dia 8 de julho. A liberação foi possível porque Itamar decretou estado de calamidade pública na região em 26 de julho.
O governo quer que a obra seja executada "em regime de prioridade absoluta", segundo exposição de motivos assinada pelo ministro Beni Veras (Planejamento). Itamar assinou a MP 584, anteontem, para destinar o dinheiro.
No dia 1º de agosto, o ministro Alexis Stepanenko (Minas e Energia) enviou um bilhete para Beni Veras, no qual pede o apoio para garantir a instalação do sistema de energia elétrica na região.
No bilhete, publicado na edição de anteontem da Folha, Stepanenko disse que este era um compromisso dele, de Itamar e de FHC.
Itamar liberou a verba como crédito extraordinário. O Orçamento da Eletronorte só previa R$ 5,52 milhões para o sistema de transmissão de Mato Grosso.
Na exposição de motivos, Veras diz que 60% da obra já está executada. Segundo o ministro do Planejamento, a energia da região é gerada hoje de forma precária, à base de motores a diesel.

Texto Anterior: Justiça quer que ministros de Itamar expliquem uso da máquina pró-FHC
Próximo Texto: Governo anuncia distribuição de terrenos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.