São Paulo, quinta-feira, 25 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Laboratórios lideram em rentabilidade

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

O setor farmacêutico obteve, em 1993, a maior rentabilidade entre 31 setores empresariais analisados pela publicação anual "Melhores e Maiores" ("Exame"), que circula hoje.
O lucro líquido depois do imposto de renda sobre o patrimônio líquido dos laboratórios farmacêuticos alcançou índice de 18,8% no ano passado.
Esse setor, segundo a revista, conseguiu recuperar margens de lucro perdidas até meados de 1992 –quando seus preços estavam sob controle ou monitorados pelo governo.
A taxa de rentabilidade do patrimônio dos 31 setores pesquisados alcançou a média de 3,2%. Houve melhora em relação ao ano anterior (0,7%), mas as empresas ainda estão longe de exibir índices atraentes, segundo o consultor Stephen Kanitz.
Kanitz estima a partir de 10% a taxa dentro do padrão de normalidade. Um dos seis setores marcados por índices negativos, a distribuição de veículos apresentou, paradoxalmente, a queda mais elevada (-14,5%).
O acirramento da concorrência gerou uma guerra de descontos que corroeu as margens dos concessionários no mesmo ano em que a indústria automobilística e de auto-peças registrou aumento de 33% nas vendas.
O crescimento foi, portanto, superior à média de 14,2% nesse indicador (8,4% em 1992). A rentabilidade das vendas alcançou a média de 1,1%.
Para Kanitz, o aumento do índice de endividamento de 39%, em 1992, para 42,4%, no ano passado, não é preocupante e significa que houve retomada de investimentos.(Nelson Blecher)

Texto Anterior: Varig altera composição de conselho
Próximo Texto: DESEMPENHO DOS SETORES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.