São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

De rumores e humores

CLÓVI ROSSI
DE RUMORES E HUMORES

Clóvis Rossi
SÃO PAULO – O baixo astral em que o PT havia afundado nas últimas semanas começa a ser superado. A avaliação do comando petista é a de que reduziu-se, nas ruas, o encantamento com o Plano Real, embora se reconheça que continua a ser um poderoso instrumento eleitoral.
Difícil dizer se essa avaliação corresponde aos fatos ou é mera expressão de desejos do PT. Em todo caso, registre-se que os famosos mercados, sempre prenhes de boatos os mais diversos, trabalhavam ontem com o rumor de que uma nova pesquisa indicaria queda na diferença entre Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.
Esse dado, se de fato existe, não é do Datafolha, o único instituto em que me apóio para comentar os humores do eleitorado. Enquanto o Datafolha não fala, eu também fico quietinho, porque não entendo nada, rigorosamente nada, do tal de povo brasileiro.
Parece a avaliação mais sensata. O fato de o IPC-r indicar uma inflação, em agosto, estupidamente mais elevada do que a inicialmente projetada não significa necessariamente que o encanto se quebrou. Repito: há muito pouco de racionalidade na reação do eleitor aos efeitos do plano.
O que soa mais lógico é outra constatação de Goldman: "Nós, os candidatos, estamos numa correria louca porque sabemos que a eleição é em apenas 35 dias. Mas o eleitor se comporta como se a eleição fosse dentro de seis meses, no mínimo".
Goldman considera inédita essa frieza eleitoral, uma opinião a levar em conta considerando-se a longa quilometragem por ele já percorrida na estrada das urnas.
Como é improvável que o distanciamento se mantenha por muito mais tempo (até porque não há muito mais tempo), é possível que se esteja de fato nas vésperas de definições. Em que direção, aguardo o próximo Datafolha.

Texto Anterior: Buraco negro
Próximo Texto: O milagre da Regeneração
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.