São Paulo, quarta-feira, 31 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo gasta R$ 3 mi com detentos ociosos

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

O governo brasileiro gasta R$ 3,16 milhões por mês com a manutenção em presídios e delegacias de 128.465 presos, 98% dos quais não participam de nenhuma atividade produtiva.
Esses dados, do Censo Penitenciário de 94, foram revelados, ontem, pelo presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, Edmundo Oliveira, no 10º Congresso da Confederação Nacional do Ministério Público.
"É investimento sem retorno porque 83% dos presos voltam a cometer crime", disse Oliveira.
Ele disse que o Ministério da Justiça tem três projetos para reduzir 30% a população dos presídios, a partir de setembro, com a aprovação do Fundo Penitenciário das loterias, que está no Congresso.
Um dos projetos é o pagamento de um salário mínimo como estágio para 517 estudantes de direito em todo o país a fim de reverem os processos de presos que já cumpriram pena. Os outros dois projetos prevêem a redução de um dia de pena a cada 12 horas de estudo em curso regular e criação de corregedorias nas penitenciárias.

Texto Anterior: Assaltantes fecham túnel em São Paulo
Próximo Texto: Dossiê reabre caso de magia negra no Paraná
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.