São Paulo, sábado, 3 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apresentadora da Globo antecipa explicações

DA REDAÇÃO E DA SUCURSAL DO RIO

A apresentadora do "Jornal da Globo", Lilian Witte Fibe, terminou a entrevista de anteontem com o ministro Rubens Ricupero afirmando que a Rede Globo "não apóia nenhuma candidatura" à Presidência.
As declarações devem ter surpreendido a grande maioria dos telespectadores que não teve acesso à transmissão da conversa entre Ricupero e o repórter Carlos Monforte antes de a entrevista ir ao ar.
Ao tentar desvincular a Globo de uma possível adesão à candidatura de Fernando Henrique Cardoso, a apresentadora afirmou que a cobertura jornalística feita pela rede de TV sobre o Plano Real "tem o objetivo de dar informações corretas aos telespectadores".
Lilian disse ainda que a Globo "sempre vai apoiar qualquer medida que vise acabar com a inflação".
A Folha telefonou ontem quatro vezes, entre 18h e 19h15, para o diretor de Jornalismo da Rede Globo, Alberico Souza Cruz, para ouvi-lo sobre o caso.
Nas três primeiras ligações, ele estava em reunião. No início da noite, Alberico informou que a emissora só falaria sobre o caso no "Jornal Nacional", o que não havia acontecido até o fechmamento do jornal.
Leia a seguir a íntegra das declarações de Lilian Witte Fibe:

"Antes da entrevista, o ministro Rubens Ricupero conversando informalmente com o repórter Carlos Monforte, emitiu várias opiniões pessoais e comentou sobre uma possível ajuda indireta que a Rede Globo estaria dando à candidatura de Fernando Henrique Cardoso, através da cobertura jornalística que faz das atividades dele, do atual ministro da Fazenda.
A Rede Globo aproveita a oportunidade para esclarecer que não apóia nenhuma candidatura e que está fazendo um noticiário isento da campanha eleitoral.
A Rede Globo informa também que a cobertura jornalística que faz do plano econômico tem o objetivo de dar informações corretas aos telespectadores e que sempre vai apoiar qualquer medida que vise acabar com a inflação, que é o mais cruel de todos os impostos.
Agora há pouco, o ministro Rubens Ricupero explicou que os comentários foram feitos ironizando as críticas de que as entrevistas dele poderiam servir de ajuda ao candidato Fernando Henrique Cardoso."

Texto Anterior: Ricupero diz que cometeu uma "tolice"
Próximo Texto: FHC se isenta e diz ignorar fita
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.