São Paulo, sábado, 3 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sinta o gosto do Ano Novo judaico

DA REPORTAGEM LOCAL

No pôr-do-sol da próxima segunda-feira os judeus começam a comemorar a entrada do ano 5755 com o jantar de Rosh Hashaná (significa cabeça do ano).
Por conta disso, restaurantes e empórios de produtos judaicos estão mobilizados para fornecerem os quitutes e presentes de ano novo.
São centenas de encomendas dos pratos mais complicados de preparar em casa, como os varenikes (pastéis cozidos com recheio de batata) e o guefilte fish (bolinho de peixe).
O restaurante Cecília, por exemplo, vai apenas entregar encomendas na data. Suas portas estarão fechadas para quem quiser almoçar no local. Segundo a proprietária, Cecília Judkowitch, as vendas de um dia representam duas semanas de trabalho normal no restaurante.
O Cecília preparou um cardápio especial com sete opções de entrada, 12 pratos quentes e oito sobremesas. As encomendas variam de dois ou três pratos até jantares completos.
"Uma senhora, que vai receber para a festa, encomendou 19 porções de varenikes", diz Rosana Judkowitch, filha de Cecília.
Uma forte tradição da festa são os doces. Eles simbolizam o bom início de ano, e estão na mesa (especialmente representados pelo bolo de mel) e nos presentes, a maioria com chocolates e mel.
A Krõn Chocolatier preparou toda uma linha de chocolates para a data. Entre os presentes mais típicos estão as moedas de chocolate com símbolos judaicos, como letras ou a estrela de David.
Outra dica é a lata de pães de mel com a inscrição "Shaná Tová" (bom ano), à venda também no Cecília.
A Let's Pack e a Eureka têm opções com doces e objetos de decoração. Pães de mel, chocolates e rocamboles podem vir "embalados" em bandejas de prata ou potes de cristal.

Texto Anterior: Justiça Militar condena 6 por morte de rapazes
Próximo Texto: Animal tem que morrer sem dor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.