São Paulo, segunda-feira, 5 de setembro de 1994
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Avanços apesar da crise

AYRTON CAMARGO E SILVA

Apesar de todo o abandono do governo federal aos investimentos em transporte urbano, particularmente nos sistemas trolebus, pequenos avanços tecnológicos continuam a ser feitos através de investimentos realizados pela indústria e por alguns operadores. Essa modernização, na prática, significa possibilidade de redução dos custos operacionais.
Na área de tração, um dos fabricantes desenvolveu um novo equipamento de dimensões reduzidas que, além de manutenção simplificada, reduz sensivelmente o consumo de energia dos veículos. O equipamento já foi testado em operadoras com resultados animadores.
Em São Paulo, a Eletropaulo está remodelando toda a rede elétrica do sistema na área central da cidade. Os investimentos compreendem a instalação de subestações compactas, que podem ser instaladas sobre calçadas em área inferior a 30 m2.
Isso dispensa investimentos em desapropriações e manutenção de imóveis especiais para as subestações, obtendo uma redução de custos da ordem de 48%.
Outra melhoria se dá na substituição de todos os cabos de aço que sustentam a rede de trolebus pelos de poliéster. Estes são mais leves, mais resistentes e requerem menor manutenção, reduzindo em 15% os custos se comparados com os antigos cabos de aço.
Por serem mais leves e absorverem com maior eficiência as vibrações, podem ser instalados diretamente nos históricos postes ornamentais de iluminação da área central, eliminando os postes de concreto que são instalados ao lado das luminárias unicamente para sustentar a rede de trolebus.
Essa medida, utilizada em inúmeras cidades norte-americanas e européias, diminui a poluição visual das cidades, aumenta a segurança e reduz custos de manutenção.
Esta reformulação inclui a recuperação, pela Eletropaulo, de todos os postes históricos que vierem a ser utilizados para a rede de trolebus, como já foi feito no viaduto do Chá.
Em complementação a estas melhorias, a ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) encaminhou à Câmara Municipal projeto de lei que torna as fachadas das edificações disponíveis para a fixação da rede de trolebus. Essa medida elimina a utilização dos postes de concreto e reduz os custos de implantação em 90%.
Por último, estão sendo automatizadas todas as subestações alimentadoras de sistema, o que significa monitoramento remoto 24 horas por dia, com a adoção de ações imediatas em caso de anormalidades para garantir a operação do sistema.

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