São Paulo, segunda-feira, 5 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Faltou malícia; Segundo turno; Sinal ao mercado; Hora de ajustes; Reparos ao plano; Sugestões anotadas; Ganho de escala; Problema de recepção; Sintonia excessiva; Tudo igual

Faltou malícia
Se o objetivo era mesmo ajudar o candidato tucano, Ricupero podia ter explorado com mais ênfase o aumento do compulsório dos bancos, uma medida que nenhum banqueiro aplaude.
Serviria para rebater a acusação da oposição, de que FHC é o candidato dos banqueiros.

Segundo turno
Muitos empresários –e alguns ex-ministros– viam com certo ceticismo as ameaças de Ricupero, de abrir as importações.
Não se importa rápido e as maiores pressões de consumo são esperadas para o final de outubro.

Sinal ao mercado
Carlos Luque, da Ordem dos Economistas de São Paulo, acha que se a Fazenda tivesse sido ocupada por alguém da equipe a sinalização de continuidade do Real seria ainda mais forte.

Hora de ajustes
Para Luque, a troca de ministro é oportunidade para se corrigir a rota de condução do Real.

Reparos ao plano
O economista acha que Ricupero enfatizava muito a importância da contenção do crédito para inibir a demanda e critica a inflexibilidade dos novos contratos, "o que faz os agentes econômicos superestimarem a inflação".

Sugestões anotadas
Carlos Luque sugere que, em vez de apenas segurar o consumo, o governo promova a produção em estratégia conjunta com os fabricantes de bens duráveis, que estão com capacidade ociosa.
Quanto as contratos, poderiam, por exemplo, ter cláusulas de correção semestral.

Ganho de escala
Freddy Mastrocinque, da Multibrás, diz que vai minimizar o impacto do aumento dos salários de seus empregados com maior volume de produção, diminuindo o peso das despesas fixas.

Problema de recepção
José Eli da Veiga, da USP, acha que a indicação de Ciro Gomes tranquiliza os grandes agentes econômicos e "deve estar sendo festejada pela equipe da Fazenda".
O problema, para ele, é saber como será recebida pela opinião pública.

Sintonia excessiva
Para o economista, que dá consultoria ao PT, o novo ministro aprofunda o problema criado por Ricupero por estar altamente comprometido com a candidatura de seu correligionário, FHC.

Tudo igual
Frederico Luz, da Lojas Americanas, diz que em setembro os preços na rede serão os mesmos de agosto. A promessa só não vale para o que sair de promoção.

Texto Anterior: Contrabando já gira cerca de US$ 120 mi
Próximo Texto: Cara lembrança; Peso do marketing; Demanda gasosa; Outra impressão; Ainda não; De molho; Ação preventiva; Inflação regional; Boca fechada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.