São Paulo, segunda-feira, 5 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jordi Savall leva música histórica à primazia

LUIS ANTÔNIO GIRON
DA REPORTAGEM LOCAL

Chega ao mercado nesta semana um pacote de seis títulos do selo francês Astrée/Auvidis, especializado em música tocada por instrumentos originais –a chamada música histórica.
Um dos propalados defeitos do gênero é a frieza interpretativa. As amostras do pacote provam que há músicos capazes de dar vida às partituras mais antigas.
Exemplo maior é o dos dois discos do grupo Hespèrion XX. Sediado desde 1974 em Basiléia (Suíça) e dirigido pelo violista catalão Jordi Savall, 55, ele se ocupa das raridades mais impossíveis. Iniciou na música medieval e já chegou ao Alto Barroco.
Em "Folias & Canarios", Savall toca música espanhola dos séculos 16 e 17. Mostra que os compositores ibéricos se enraizavam mais fortemente na cultura popular do que seus colegas de continente.
A interpretação quente se faz sentir em "Consort of Fower Parts", do compositor inglês Matthew Locke (1621-1677). São as últimas peças escritas para violas da gamba na Inglaterra. Savall ressalta os cromatismos da obra com sofisticado engenho.
Outros lançamentos importantes são os da obra de Louis Couperin (leia ao lado) e das "Canzoni & Partite", do italiano Girolamo Frescobaldi (1583-1643), pelo Ensemble Fitzwilliam.
Frescobaldi foi o primeiro compositor a lidar com blocos de tempo irregulares. Os deslocamentos rítmicos e harmônicos de sua obra são um exemplo do caráter progressista da estética barroca. A interpretação do Fitzwilliam faz jus à ousadia. Até a flauta doce soa como instrumento inquietante.
(LAG)

Discos: Consort of Fower Parts by Matthew Locke e Folias & Canarios (dois CDs), com Hespèrion XX; Canzoni & Partite de Frescobaldi, Ensemble Fizwilliam; Les Piéces de Clavessin de Louis Couperin, Blandine Verlet; Sonates pour Deux Hautbois et Basson de Zelenka, Ensemble Zefiro; Songs From Orpheus Britannicus, de Purcell, com Agnes Mellon (soprano), Christophe Rousset (cravo) e Wieland Kuijken (baixo de viola)
Lançamentos: Astrée/Auvidis (importados)
Quanto: R$ 25,00 (o CD importado, em média); a importação do catálogo da Auvidis é feita pela RKR (r. Apamás, 46, tel. 011/240-2000)

Texto Anterior: Tenores matam ópera e mostram 'pot-pourri'
Próximo Texto: Couperin foi eclético
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.