São Paulo, segunda-feira, 5 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA dizem aceitar mais refugiados cubanos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Negociadores norte-americanos aguardavam ontem uma resposta formal de Cuba à oferta de aumentar os níveis legais de imigração para os EUA em troca da interrupção do fluxo de refugiados.
Os dois lados se encontraram ontem na ONU na terceira rodada de conversações para deter o fluxo de refugiados rumo aos EUA.
Segundo David Johnson, porta-voz da delegação norte-americana, Washington esperava uma resposta à proposta, encaminhada por escrito aos cubanos.
Mas Ricardo Alarcon, chefe da delegação cubana, afirmou duvidar que a proposta interrompesse o fluxo de refugiados (cerca de 20 mil foram interceptados pela guarda costeira dos EUA apenas no mês de agosto).
Para Alarcon, a oferta dos EUA de receber até 20 mil cubanos ao ano legalmente é inadequada. Segundo ele, dos 134 mil cubanos que se candidataram a emigrar para os EUA no ano passado, apenas 2.700 foram aceitos.
"As raízes do problema estão no embargo econômico (dos EUA a Cuba)", disse Alarcon.

Texto Anterior: Trânsito beduíno ; Acidente; Uniformes garbosos ; Espinhos ; Paralelas; Bilhões
Próximo Texto: Carro-bomba explode próximo à sede de partido católico em Belfast
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.