São Paulo, segunda-feira, 5 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carro-bomba explode próximo à sede de partido católico em Belfast

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um carro-bomba explodiu ontem do lado de fora de um escritório do Sinn Fein em Belfast, capital da Irlanda do Norte.
O Sinn Fein é o braço político do IRA (Exército Republicano Irlandês). O grupo guerrilheiro luta pelo fim da ocupação britânica e declarou na última quinta-feira cessar-fogo unilateral.
Ambulâncias foram para o local mas, segundo a polícia, a explosão não deixou vítimas. Até ontem à noite, nenhum grupo havia assumido a autoria da ação.
Na quinta-feira, um católico foi morto em Belfast em um ataque do grupo radical protestante Associação de Defesa do Ulster.
Antes do atentado, Gerry Adams, o principal líder do Sinn Fein, pediu a manifestantes que saiam às ruas e exijam que os britânicos deixem a Irlanda do Norte.
"Se eles não desmilitarizarem, nós desmilitarizaremos para eles", disse em um comício realizado em um distrito católico de Belfast.
A declaração de Adams foi uma reação à posição de líderes britânicos, que disseram não ter certeza de que o cessar-fogo durará.
O primeiro-ministro britânico, John Major, disse em entrevista à rede BBC que precisa de "mais de tempo" até que sejam iniciadas negociações com o Sinn Fein.
A posição foi compartilhada pelo secretário britânico para a Irlanda do Norte. "Queremos crer que (a hostilidade) acabou, mas não podemos dizer 'vamos correr o risco"', disse Patrick Mayhew.
Líderes protestantes acusam o governo inglês de fazer concessões ao IRA em troca do cessar-fogo.
"Não é concessão a exigência de liberdade para nossos prisioneiros, é nosso direito", disse Adams.

Texto Anterior: EUA dizem aceitar mais refugiados cubanos
Próximo Texto: Mãos Limpas quer mudar leis italianas; Chacal depõe em Paris sobre três atentados; Prefeito de Paris quer Presidência da França; Argentina se prepara para Ano Novo judaico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.