São Paulo, quarta-feira, 7 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Canal Aberto

ERIVALDO DE SÁ FILHO; MARCO ANTONIO LAND DE ALMEIDA

Pergunta: "Tenho algumas dúvidas sobre placas de som e gostaria de saber quais as principais diferenças entre a Sound Blaster e a Pro Audio 16 (ambas de 16 bits). Quais as outras placas de som no mercado? Quais as principais diferenças entre os kits multimídia Edutainment CD16 e Double Fusion 16 Media Vison? Todos esses periféricos atendem às especificações MPC2? Já existe a especificação MPC3?"
(Erivaldo de Sá Filho, Cubatão - SP).
Resposta: As aplicações para multimídia têm crescido muito rapidamente nos últimos anos. As placas de som normalmente são o primeiro passo da maioria dos usuários que querem se iniciar no mundo da multimídia. Porém, muitos deles acabam optando pelos kits que, além da placa de som, já vêm com acionador de CD-ROM, caixas acústicas e alguns programas.
Existem no mercado diversos modelos de placas de som e kits multimídia de diferentes fabricantes, como a Creative Labs, Media Vision e Sony, entre outros. A melhor maneira de obter uma configuração confiável para sua aplicação é através do padrão MPC Marketing Council (Multimedia PC), que define os requisitos mínimos que um micro deve possuir para usar corretamente os programas multimídia.
O acionador de CD-ROM de dupla velocidade atende as especificações do MPC2 e tornou-se padrão hoje no mercado. É aconselhável não comprar kits com leitor de CD-ROM de velocidade simples. É possível encontrar no Brasil kits com leitor de CD de velocidade tripla, porém o preço ainda é elevado. A placa de som Sound Blaster 16 é uma placa de 16 bits produzida pela Creative Labs. Entre outras características, a placa possui interface para instalação de um drive de CD-ROM, oferece taxas de amostragem de 44,1 KHz, dispõe de 20 sintetizadores de voz FM estéreo e capacidade de compressão e descompressão do som em tempo real, usando um chip chamado ASP para a compactação dos arquivos.
A placa de som Pro Audio 16 é produzida pela Media Vision e possui as mesmas características da Sound Blaster. A diferença está na facilidade de instalação através do uso do programa "QuickStart", que vem com a placa. Ela não possui o chip ASP, porém é totalmente compatível com a Sound Blaster, Pro Audio Spectrum 16, "Windows 3.1", "OS/2 2.1" e "Windows NT", entre outros.
Existem outras placas no mercado, como Media Vision Pro Audio Studio 16, Aztech Sound Galaxy NX Pro 16, Malifax Computers Sound Vision 16 AISP, Western Digital Paradise 16-DSP Basic.
O kit Sound Blaster Edutainment CD 16, da Creative Labs, diferencia-se por trazer mais títulos. Possui drive de CD-ROM de dupla velocidade (300 Kbytes/s) e padrão Multisession Photo CD; um par de caixas de som amplificadas e placa de som Sound Blaster 16 Pro estéreo de 16 bits. Vem, ainda, com os programas "Aldus PhotoStyler", "Multimedia Encyclopedia" e sete jogos.
O kit multimídia Double Fusion 16, da Media Vision, é a opção básica para quem quer gastar menos e ter um CD-ROM interno de dupla velocidade, placa de som Pro AudioSpectrum de 16 bits estéreo e um par de caixas de som amplificadas. A instalação do kit é facilitada pelo programa "QuickStart", que executa os procedimentos de instalação de forma automática. Inclui a enciclopédia "Compton's Interactive for DOS" e quatro jogos. Todos esses kits, bem como as placas, atendem ao padrão MPC2.

Marco Antonio Land de Almeida é gerente da Andersen Consulting
Cartas para a seção Canal Aberto devem ser enviadas datilografadas para Folha de S. Paulo, caderno Informática, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01201-001, São Paulo, SP

Texto Anterior: Crianças aprendem a lidar mais cedo com o computador nos EUA
Próximo Texto: Autodesk anuncia novo "3D Studio"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.