São Paulo, sexta-feira, 9 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Objetivo é reforço da atuação política

OSCAR PILAGALLO
DO ENVIADO ESPECIAL AO RIO

O Grupo do Rio foi criado em dezembro de 1986 com o objetivo de sistematizar e fortalecer a atuação política dos países-membros no cenário internacional.
Para tanto, os chefes de Estado reúnem-se todos os anos, quando tiram documentos que procuram orientar ações conjuntas do grupo.
O Grupo do Rio é considerado a principal instância de acordo político latino-americano e caribenho e a única que se reúne regularmente em nível presidencial.
Além do Brasil, integram o grupo: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Venezuela e Uruguai. A Guatemala representa os países da América Central, e Trinidad Tobago, os do Caribe.
O grupo é coordenado pela "troika", formada pelo país-sede, pelo último anfitrião e pelo próximo país a sediar o encontro. Este ano a "troika" é composta por Brasil, Equador e Chile. (OP)

Texto Anterior: Família Itamaraty construiu o palácio
Próximo Texto: Sem Congresso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.