São Paulo, sexta-feira, 9 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MP dá parecer a favor do PT contra o Ibope

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Ministério Público Eleitoral deu parecer favorável à representação da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra o Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística).
"A atividade de pesquisa é lícita, mas deve ser exercida com respeito às normas legais", afirma o vice-procurador-geral Antônio Fernando Barros, autor do parecer.
Segundo ele, "o uso de uma técnica lícita não autoriza a desconsideração de princípios éticos e legais que regulam a atividade".
O PT apelou à Justiça na tentativa de impedir que o Ibope continuasse a fazer uma pesquisa cujo questionário trazia várias frases desfavoráveis a Lula, ao lado de outras positivas para Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
No parecer, Barros propõe ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que notifique o Ibope, proibindo-o de usar o questionário. A desobediência pode dar de três meses a um ano de detenção.
Além disso, propõe que o processo seja remetido à Justiça Eleitoral do Rio, "para apreciar as repercussões penais".

Texto Anterior: Empresários criticam proposta de FHC
Próximo Texto: Para tucanos, Fleury articula contra Covas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.