São Paulo, sexta-feira, 9 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Candidatos tentam evitar último debate

DA REDAÇÃO

Os presidenciáveis, através de seus assessores, recuaram ontem do compromisso assumido desde 14 de junho com a Folha e a Rede Cultura e desistiram de comparecer a um debate nos dias 29 e 30 de setembro, alegando como pretexto compromissos de campanha.
Como alternativa, os dois veículos propuseram, na reunião realizada ontem com as assessorias, que o debate fosse transferido para os dias 25 e 26 de setembro.
Os representantes dos candidatos devem dar uma resposta definitiva na quinta-feira, em nova reunião.
Os assessores insistiram na proposta de que o debate fosse realizado por meio de um "pool" das emissoras de TV.
A Folha e a Rede Cultura, que já haviam explicado que isto comprometeria a qualidade do debate, ratificaram a intenção de ceder o sinal de retransmissão do debate para todas as emissoras interessadas.
A Radiobrás e a rede de TVs Educativas já aceitaram o convite.
Entretanto, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) mostra pouco interesse em debater.
Seu assessor, Fernando Guedes, disse em entrevista posterior à reunião de ontem achar pouco provável a realização de debates se as TVs Globo e SBT não participarem do "pool".
O SBT, até agora, não mostrou intenção de trasmitir o debate no horário nobre, como querem os candidatos.
Os assessores dos presidenciáveis levantaram ontem mais uma dificuldade para a realização do debate da Folha e da Cultura.
Disseram ter outorgado à ABI (Associação Brasileira de Imprensa) o direito de negociar com as emissoras de TV um debate em "pool", a ser realizado no dia 26.
Como já haviam assumido compromisso anterior com a Folha e a Cultura de que os dois veículos promoveriam o último debate antes do primeiro turno, os assessores se comprometeram a fazer gestões junto à ABI para antecipar a data de seu debate.
Mas o compromisso dos assessores está condicionado à decisão de FHC de participar de mais dois debates antes do primeiro turno.
O assessor Fernando Guedes disse que daria hoje a resposta do candidato. Todos os outros presidenciáveis aceitam participar de mais dois debates.
Pela proposta da Folha e da Cultura, os quatro primeiros colocados na pesquisa Datafolha debateriam no dia 26, e os demais, no dia 25 –sempre às 21h30.

Texto Anterior: Empresa contratada sem licitação assessora FHC
Próximo Texto: Procuradoria denuncia candidato de Rondônia, acusado de peculato
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.