São Paulo, sexta-feira, 9 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Avião cai nos EUA; mortos podem ser 130

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Um Boeing 737-300 da companhia norte-americana USAir caiu ontem à noite perto de Pittsburgh, Pensilvânia (costa leste dos EUA), com pelo menos 132 pessoas a bordo. Não há notícia de sobreviventes. É o quarto acidente da USAir desde 1991.
Havia versões diferentes sobre o número de ocupantes do avião, que poderia chegar a 147. Até as 23h30 não foi possível verificar se havia algum brasileiro a bordo.
O vôo 427 fazia a rota Chicago-West Palm Beach (Flórida), com escala em Pittsburgh. Ao se aproximar ao aeroporto de Pittsburgh, o aparelho caiu de frente numa área desabitada.
O acidente ocorreu por volta de 19h05 locais (20h05 em Brasília). O céu estava limpo, não ventava e a torre de comando de Pittsburgh não foi avisada pela tripulação do aparelho de qualquer problema.
O desastre ocorreu a 107 km do aeroporto, no município de Aliquippa. O avião estava a 2.000 metros de altura quando a torre de comando perdeu contato com ele. O aeroporto de Pittsburgh não parou.
Denise Godich, uma enfermeira que estava entre as primeiras pessoas que chegaram ao local do acidente, disse à TV KDKA ter visto dezenas de pedaços de corpos humanos pendurados em árvores.
A USAir é a quinta maior empresa aérea dos EUA. Transporta 65 milhões de pessoas por ano.
Em 1993, após enfrentar problemas financeiros e prejuízos de US$ 1 bilhão por ano, a USAir vendeu 19,9% de suas ações para a British Airways. O déficit em 93 alcançou US$ 393 milhões.
No último dia 2 de julho, um jato da companhia caiu durante uma tempestade em Charlotte, Carolina do Norte (costa leste). Morreram 37 pessoas e 20 sobreviveram.
Em 22 de março de 1992, quando decolava durante tempestade de neve de La Guardia, Nova York, outro jato da USAir caiu. Morreram 27 pessoas. Em 1º de fevereiro de 1991, um aparelho da empresa bateu num pequeno avião em Los Angeles, com 34 mortos.
O aeroporto internacional de Pittsburgh é considerado um dos mais seguros dos EUA. O mais recente acidente com vítimas ali ocorreu em 1956, com um avião da TWA. Morreram 22 pessoas.

Texto Anterior: Presa secretária de dissidente chinês ; Síria rejeita plano de Israel para Golã; Jirinovski processa teatro finlandês; Ônibus espacial está pronto para subir; Rainha pode processar jornais; Tribunal argentino absolve Amira Yoma; Renuncia o governo da Bulgária
Próximo Texto: Veja os últimos desastres aéreos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.