São Paulo, sexta-feira, 9 de setembro de 1994
Texto Anterior | Índice

Escândalo Ricupero ; Parlamento brasileiro ; Datafolha ; Apoio a Romano ; Carro sem ágio ; Oásis ; Controle da poluição ; Crônica esportiva

Escândalo Ricupero
"Gostaríamos de parabenizar a Folha pela cobertura séria e direta que tem dado ao 'escândalo Ricupero', não participando da manipulação da opinião pública feita pelos principais canais de mídia. O 'Estado de S. Paulo' tem vergonhosamente agido desta forma, distorcendo palavras e frases da conversa do ex-ministro Ricupero, visando distanciar o escândalo da candidatura FHC, participando assim de uma gigantesca campanha para eleger 'mais um Fernando'. Esperamos que a Folha continue neutra, como um meio de comunicação sério deve agir."
Edgard Leonardo Piccino, coordenador de divulgação do Diretório Acadêmico "XVI de Março" da Unesp (Rio Claro, SP)

"Mais do que simples 'pecado venial' de vaidade, para o qual bastaria o 'mea-culpa' que a liturgia da Igreja sugere dentro da missa, o 'pecado' de Ricupero é, sem dúvida, um crime político e eleitoral para o qual deveria existir outro tratamento."
Marcos Passerini, padre (Fortaleza, CE)

"Políticos experientes negam-se a utilizar chapéus típicos de regiões brasileiras, durante suas campanhas, porque dizem que isso dá azar. Lula, em busca do seu sonho que agora parece impossível, não hesita colocar na cabeça um 'chapéu parabólica' oferecido por um partidário. Como dizem que antena atrai raio, acho bom o Lula não colocar a barba de molho, porque a umidade é capaz de fazer aumentar a intensidade do dito cujo..."
Roberto Antonio Cera (Piracicaba, SP)

"Cumprimento a Folha pelo seu editorial de 3/09. Foi o jornal que percebeu o terremoto político causado por uma antena parabólica: 'o país já se cansou do uso eleitoral de planos econômicos', conclui a Folha."
Markus Sokol, secretário de comunicação da Frente Brasil Popular pela Cidadania (São Paulo, SP)

Parlamento brasileiro
"Mais uma vez, quero cumprimentar a Folha pelas excelentes oportunidades de assistir aos debates da coluna Tendências/Debates. O artigo do deputado José Serra (7/09) estava impecável. Serra mostra um grau de articulação de idéias que mistura seu lado intelectual com sua experiência de oito anos no Parlamento."
Floriano Pesaro (São Paulo, SP)

Datafolha
"Gostaria de parabenizar os sociólogos Antônio Manuel Teixeira Mendes e Gustavo Venturi pelo excelente trabalho na pesquisa eleitoral divulgada dia 6/09. Imagino que enorme trabalho para entrevistar 10.532 pessoas em 255 cidades de todos os Estados e, ainda por cima, computar e tabular, aplicar as correções estatísticas, publicando as pesquisas no jornal em tempo recorde. Fenomenal! O Datafolha atingiu um nível de perfeição que nos orgulha como brasileiros."
Jairo Veiga (Brasília, DF)

Apoio a Romano
"Manifestamos nosso apoio ao professor Roberto Romano, em sua luta pelo direito à livre expressão de todos os brasileiros e por um Poder Legislativo digno e responsável. O professor Roberto Romano tem contribuído para o avanço do debate acadêmico e político na área educacional no Brasil, além de ser um dos integrantes de nossa associação que mais tem se empenhado na busca de padrões éticos para o exercício da cidadania."
Neidson Rodrigues, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, seguem-se mais cinco assinaturas (Belo Horizonte, MG)

Carro sem ágio
"Gostaria de contar como consegui comprar um carro popular sem o pagamento de ágio. Fui pela primeira vez à concessionária em abril deste ano corrente. De lá pra cá, retornei cerca de 10 a 15 vezes. No dia 4/08, simplesmente resolvi deixar de ser boazinha e exigir os meus direitos. Afinal de contas, não era um presente que eu estava pedindo e sim um carro que eu gostaria de comprar. Achei que a melhor opção seria informar a fábrica do tratamento que a concessionária estava me dispensando. Então, esta me chamou no mesmo dia para que eu fizesse o pedido do carro. Bem, quero dizer que, 25 dias depois do pedido, eu estava indo à concessionária para retirar o meu carro, do jeitinho que havia escolhido. Não adianta pagar ágio. Idiota é quem faz isso."
Beatriz Coura de Alencar (São Paulo, SP)

Oásis
"Confesso que ando meio desencantado com essa ilha de marasmo e aceitação de realidades em que anda o jornalismo brasileiro. A atenção está tão voltada para um só centro, que catástrofes como os milhares de focos de incêndio que estão devastando os já tão castigados patrimônios nacionais e mundiais que são as matas brasileiras, além dos alarmantes e inéditos índices de poluição que estão afetando seriamente importantes centros como São Paulo e Rio de Janeiro são questões que vem sendo relegadas a um segundo plano, como tantas outras tragédias nacionais, cenários de um cotidiano 'chico-buarquista' dos dramas que se sucedem, se repetem numa dízima periódica positivista em progressão geométrica. Mas, hoje, lendo de madrugada esta Folha, me deparo com um oásis nesse deserto, que foi o artigo 'Hipócritas', de Otavio Frias Filho. Confesso novamente que, ao fim da leitura, me comovi."
Daniel Taubkin, presidente da Fundação Pantanal Alerta Brasil (São Paulo, SP)

Controle da poluição
"Não é verdade que a assessoria de imprensa da Cetesb tenha informado que 'seria necessário dobrar o número de estações para se ter uma idéia real da qualidade do ar em São Paulo', como escreveu a repórter Daniela Falcão na reportagem 'Controle da poluição é precário em São Paulo' (3/09). A implantação da nova rede telemétrica de medição da poluição do ar vai aprimorar o registro e o cruzamento dos dados estatísticos. Vai reforçar a análise e a interpretação dos índices diários dos poluentes medidos na Grande São Paulo, de acordo com os melhores padrões internacionais. O que dará maior segurança para a adoção de medidas preventivas e corretivas, sempre em defesa da saúde da população, prioridade número um dos técnicos, funcionários e dirigentes da empresa, que goza respeito internacional pela excelência de sua ação e do empenho de seus cientistas. A localização das estações da atual rede foi definida a partir de estudos criteriosos para representar estrategicamente a evolução e a tendência da qualidade do ar dentro da Grande São Paulo. Para instalação de mais estações, será necessária a realização de levantamentos prévios com estudos que justifiquem o aumento dos locais de medição."
Nivaldo Montigelli, gerente da coordenadoria de comunicação social da Cetesb –Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (São Paulo, SP)

Nota da Redação – A Folha mantém as informações publicadas.

Crônica esportiva
"Como leitor diário da Folha, estou indignado com a coluna (seção Esporte) periódica dos suspeitos componentes da banda 'Titãs'. Eles demonstram uma visão bairrista e antipatriota da nossa virtuosa seleção de futebol. É inadmissível que um jornal renomado como a Folha possua tais 'cronistas' que só se interessam pelo esporte em momentos excepcionais."
Ilan Frajhof Levacov (Rio de Janeiro, RJ)

Texto Anterior: A causa da maioria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.