São Paulo, domingo, 11 de setembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Com as urnas abertas; Mapa da mina; Abre-alas; Repertório; Namoro antigo; Elogio dispensado; Herança grega; Vai-e-vem

Com as urnas abertas
Mesmo evitando cantar vitória antes da hora, a cúpula da campanha de FHC já mapeia o novo Congresso. O Senado é visto como estratégico. Muitos senadores, recém-eleitos ou não, controlarão bancadas inteiras de deputados.

Mapa da mina
Exemplos de senadores que deverão ter grande influência sobre os deputados, segundo os tucanos: ACM e Waldir Pires, na Bahia; Sarney, no Norte-Nordeste; Serra, em São Paulo; Jáder Barbalho, no Pará; e Íris Resende, em Goiás.

Abre-alas
Amigo inseparável de FHC, o empresário Sérgio Motta aproveitou a carreata tucana na sexta, em Campinas, para desenferrujar. Dispensou as honras do carro oficial e foi a pé, à frente do comboio. "Preciso me cuidar", disse.

Repertório
Tem feito sucesso em eventos promovidos pelo PT uma nova canção composta para a campanha de Lula. O autor é o publicitário Duda Mendonça, responsável pela propaganda de Barros Munhoz.

Namoro antigo
Dias após tomar posse na Fazenda, em maio de 93, FHC determinou a liberação de recursos para a principal obra de Ciro Gomes no Ceará: o Canal do Trabalhador. O dinheiro saiu da reserva de contingência, destinada a emergências.

Elogio dispensado
José Fortunati (PT-RS), José Genoino (PT-SP) e Paulo Delgado (PT-MG) uniram-se contra petistas que os dão como eleitos e, com esse pretexto, pedem votos para outros. Fortunati fez até jornal para defender-se do "já ganhou".

Herança grega
Fleury diz que seu governo está "securitizando" a dívida estadual com as empreiteiras. Na prática, isso significa emitir certificados aos credores para que possam cobrar do próximo governador. Até na Justiça, se for o caso.

Vai-e-vem
Do líder do governo, Luiz Carlos Santos (PMDB-SP), argumentando que FHC pode atrair de volta votos que perdeu entre formadores de opinião: "Esse pessoal é como bolsa de valores: varia todos os dias, de acordo com o humor".

Próximo Texto: Urnas dos morros; Fila gigante; Destino incerto; Desconfiança; Efeito dominó; Ponto de partida; Entulho eleitoral; Lançamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.