São Paulo, domingo, 11 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Platini, a França vai ssediar 'o Mundial da festa'

Folha - O que espera da França?
Platini - Temos uma boa equipe. Ela fez uma besteira no jogo contra Israel (a França perdeu para os israelenses nas eliminatórias da última Copa), mas o time é muito bom.
Pessoalmente, eu acho que éramos melhores do que Suécia e Bulgária, que foram semifinalistas (no Mundial dos EUA). É claro que é difícil dizer isso, porque eles foram semifinalistas e nós nem mesmo nos classificamos.
Mas daqui a quatro anos o time poderá ser diferente. É difícil dizer alguma coisa sobre a próxima Copa. Éric Cantona (atacante que atua no futebol inglês), por exemplo, estará quatro anos mais velho. Será que ainda jogará como hoje?
Folha - Joel Bats (ex-goleiro da seleção francesa, que defendeu pênaltis de Zico e Sócrates em 1986) afirma que a França de 86 era um ótimo time porque contava com um jogador excepcional, Platini. Ele diz que atualmente não há um jogador desse nível no país. O que acha disso?
Platini - É possível que falte alguém para comandar o time. Acho que não há um grande jogador sem uma grande equipe ou uma grande equipe sem um grande jogador.
Folha - Por que a França nunca venceu um Mundial?
Platini - Acho que tivemos azar em 82 e 86, quando perdemos nas semifinais para a Alemanha. A sorte é um fator fundamental em um Mundial e não pudemos contar com ela.
Folha - O que acha do futebol de hoje? Ele é melhor do que o de antigamente?
Platini - Não acho que o futebol de hoje seja melhor do que o de ontem, mas acho que o futebol de amanhã será melhor do que o de hoje.
Acho que as novas regras, que impedem o jogo violento, dão espaço para jogadores como Romário ou Bebeto. Um dos motivos do sucesso da Copa dos EUA foi a arbitragem. Ela permitiu que Romário, Hagi e Stoichkov, por exemplo, se exprimissem no esporte.
Quanto ao futebol de ontem, eu não quero dar uma de velho babaca, mas acho que a minha geração era melhor do que a atual. Foi uma safra de jogadores excepcionais, boa parte deles brasileiros. Jogadores como Zico, Falcão, Cerezo, Júnior e muitos outros.
Folha - Quais foram os melhores jogadores do Mundial dos EUA?
Platini - Romário, Maldini, Stoichkov, Hagi, Redondo
Folha - E a melhor equipe?
Platini - O Brasil.
Folha - Que jogadores formaram a melhor dupla de ataque?
Platini - Romário e Bebeto.
Folha - Que time teve a melhor defesa da Copa?
Platini - Só olho para os atacantes.
Folha - Qual foi a maior decepção?
Platini - Maradona. A Fifa fez o que devia. Não sei, entretanto, se ele está acabado para o futebol. Não se pode duvidar de nada quando se trata do velho Diego. Quem sabe ele não estará presente aqui na França?
Folha - Qual foi o melhor jogo?
Platini - Foram dois: Brasil x Holanda e Romênia x Argentina.
Folha - Compare os jogadores de cada um destes três pares: Romário ou Baggio, Romário ou Bebeto e Pelé ou Maradona.
Platini - Romário ou Baggio? Romário foi melhor, mas Baggio também foi muito importante para a sua equipe. São dois ótimos jogadores.
Romário ou Bebeto? Bebeto faz o trabalho para Romário. São complementares, não dá para colocar em termos comparativos.
Pelé ou Maradona? Pelé é um mito, não é apenas um jogador. É impossível compará-lo com alguém. Nunca joguei contra Pelé. São jogadores de gerações diferentes, não acho que se possa fazer um paralelo entre os dois.

Texto Anterior: Para Platini, a França vai sediar 'o Mundial da festa'
Próximo Texto: Jogador atuou em três Copas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.