São Paulo, domingo, 11 de setembro de 1994
Texto Anterior | Índice

Empresário constrói casa usando entulho em SP

Durante seis anos ele percorreu imóveis em demolição

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O reaproveitamento de materiais de imóveis em demolição resultou numa casa de mais de 500 m2 e três pavimentos, construída na serra da Cantareira (região norte de São Paulo).
A idéia foi do empresário Cristiano Foux, 30. Ele afirma que mais de 90% da construção é de materiais antigos.
"Reaproveitei tijolos, telhados, portas, janelas, vidros, grades de ferro, mármores, colunas de granilito e pedras para o revestimento externo", diz.
Foux iniciou o projeto há seis anos, quando comprou o telhado da casa vizinha, que estava sendo demolida. Desde então, tornou-se assíduo frequentador de demolições.
Ele se orgulha de achados, como um teto de jacarandá-da-bahia, com losangos e flores entalhados, do final do século passado.
Portas e janelas centenárias de jacarandá, carvalho e pinho-de-riga foram raspadas, lixadas e voltaram à cor natural, ganhando aspecto de novas.
Grades artesanais de ferro torcido foram recortadas e adaptadas para portas, janelas e corrimãos. Foux diz que gastou de 30% a 40% menos do que se utilizasse materiais novos.(CB)

Texto Anterior: Estilo 'high-tech' atrai projetos de luxo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.