São Paulo, domingo, 11 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conversa franca com o reitor

"Meu encontro com Lobo, na reitoria da USP, foi articulado por Aluísio Falcão, que prestava assessoria ao reitor. Falcão, um respeitado pesquisador e um dos maiores conhecedores da música popular e do folclore brasileiro, foi uma das primeiras pessoas que conheci, ao chegar em São Paulo, vindo do Recife, em 1969. Ele propôs uma conversa franca com o reitor, sob o compromisso de não divulgação no jornal do que fosse conversado. Desse encontro também participou o assessor de imprensa de Lobo, Luís Carlos Torcato. Fui recebido inicialmente pelo próprio Falcão. Ele comentou a carta da Trace, que procurava desmentir a comparação de preços feita pelos professores Laganá e Rillo. Falcão deu-me a impressão de acreditar que aquela correspondência era suficiente para encerrar a questão. Lobo foi muito cordial e deixou-me à vontade para que trocássemos idéias sobre o caso.
Sua franqueza me supreendeu. Antes de relatar as circunstâncias em que se envolvera na operação, ele me pediu que dissesse qual era o desdobramento que eu previa para o caso. Fui igualmente franco e direto. Concordando em que falaríamos sem inibições, disse-lhe que todos os indícios sugeriam que a investigação chegaria até ele. Perguntei-lhe se já havia contratado um advogado. A resposta deve ter surpreendido Lobo. Meio desconcertado, disse que não havia consultado qualquer advogado. Fez, então, uma revelação que reforçou minha convicção de que a operação tinha sido irregular. Lobo disse que 'havia caído numa armadilha'. Lobo explicou que não era uma pessoa de relação próxima com o ex-governador. Temia, na ocasião da importação, que a Unicamp viesse a ser mais beneficiada (Belluzzo é da Unicamp). Tinha o receio de que a USP, carente de equipamentos, viesse a ser preterida. Falcão veio em socorro do reitor: 'Mas o senhor não podia fazer outra coisa, não é mesmo?' "
Trechos do livro "Fraude", de Frederico Vasconcelos, editado pela Scritta

Texto Anterior: Um encontro difícil com Severo Gomes
Próximo Texto: Viagem ao redor de um quarto de hospital
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.