São Paulo, domingo, 11 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gelo e água mudam de fase na mesma velocidade?

Maria Luisa Alves, 22, estudante, São Paulo José Atílio Vanin, do Instituto de Química da USP, responde:
"No cotidiano, pode-se verificar que os sólidos conduzem o calor mais eficientemente que os líquidos e estes, mais efetivamente que os gases.
"Assim, como a água no estado sólido –o gelo– é melhor condutor de calor do que água líquida, o processo de fusão de uma quantidade previamente fixada de água, que troca calor a uma dada taxa constante, é mais rápido do que o processo de solidificação da mesma.
"O pioneiro nos estudos sobre a transferência de calor foi Jean Baptiste Joseph Fourier (1768-1830), físico francês que acompanhou Napoleão na célebre expedição de 1798 ao Egito. Fourier, no seu livro de 1822, 'A teoria analítica do calor', demonstrou que a velocidade de transferência de calor é diretamente proporcional à área de contato do objeto considerado com a fonte de calor e à variação de temperatura ao longo do corpo.
"Formulada em linguagem matemática, a constante desta proporcionalidade é denominada condutividade térmica e expressa a energia trocada por unidade de comprimento e por unidade de temperatura.
"Quando se toma o watt como unidade de energia, o metro para o comprimento e a escala de temperatura absoluta (kelvin), a condutividade térmica da água-gelo assume o valor numérico de 210 e a da água líquida corresponde a 0,00598. Estes dados mostram que o gelo é cerca de 35 mil vezes mais eficiente que água na condução do calor.
Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo - SP), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psíquico.

Texto Anterior: Homem fica menos fértil
Próximo Texto: Os caçulas regem a história do homem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.