São Paulo, domingo, 11 de setembro de 1994
Texto Anterior | Índice

Guerras destruíram o balneário de Stálin

JAIME SPITZCOVSKY
DO ENVIADO ESPECIAL À GEÓRGIA

Guerras destruíram
o balneário de Stálin

Conflitos étnicos e caos econômico arrasam a Geórgia

Entre as 15 repúblicas que formavam a URSS, a Geórgia chamava a atenção por suas estações balneárias e por seus vinhos.
Também era famosa por ser a terra natal de Josef Stálin, líder soviético de 1924 a 1953. Hoje a república se caracteriza por conflitos étnicos e catástrofe econômica.
Antes do fim da URSS, em 1991, a Geórgia se apoiava na indústria do turismo. Era um dos principais centros de veraneio do império. As guerras étnicas destruíram hotéis e afastaram turistas. O caos estimulou a criminalidade.
Desde 1991, três conflitos sacudiram o país. Primeiro foi a Ossétia do Sul, que entrou em guerra contra o nacionalismo georgiano. A disputa acabou em 1992, com a intervenção de tropas russas.
1991 também testemunhou o início da guerra civil pelo poder em Tbilissi, a capital. O presidente Zviad Gamsakhurdia, acusado de ditador, foi derrubado. A oposição submeteu o Parlamento a um bombardeio implacável.
O ultranacionalista Gamsakhurdia fugiu para a vizinha Armênia e para o sul da Rússia e organizou a resistência. Atos terroristas se espalharam por território georgiano e os rebeldes chegaram a controlar o oeste da república. Sucessivas derrotas levaram Gamsakhurdia a se suicidar, em janeiro passado.
Em agosto de 1992, tropas georgianas invadiram a Abkházia para impedir que essa região se separasse. Treze meses depois, os separatistas acumularam vitórias numa guerra que deixou centenas de mortos e 250 mil refugiados.
Em julho passado, tropas russas foram enviadas à região como forças de paz. Por enquanto, prosseguem na Suíça as negociações entre governo georgiano e os separatistas.(Jaime Spitzcovsky)

Texto Anterior: Chanceler conduziu reformas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.