São Paulo, domingo, 11 de setembro de 1994
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Mercado oferece 5 tipos de antenas

ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Uma antena mal-instalada aumenta o nível de interferência causando ruídos no rádio, diz Rubens Alves, da assistência técnica da Truffi, fabricante de antenas.
O ideal é colocar a antena no local indicado pelo fabricante do veículo, que apresenta a inclinação e a furação mais adequadas.
O componente deve ter o seu fio-terra fixado no chassi.
Existem cinco tipos de antenas: elétrica automática e semi-automática; telescópica; amplificada interna e a que vai sobre o teto.
A elétrica automática é acionada pelo rádio. Quando liga o aparelho, sobe; quando desliga, baixa.
A semi-automática é acionada por uma chave no painel, permitindo controlar sua elevação. A vantagem é, em regiões de interferência, poder reduzir o seu tamanho para melhorar a recepção.
A instalação de antenas elétricas exige espaço maior, pois o motor (na base) ocupa mais volume.
As telescópicas (comuns) são as mais baratas, fabricadas em três ou quatro estágios. É preciso sair do carro para levantá-la ou abaixá-la.
A amplificada interna tem a vantagem de não ficar exposta a vandalismo. Outro ponto positivo é o de dispensar furo na lataria, mas pode prejudicar a recepção.
A amplificada instalada sobre o teto exige às vezes cabo de extensão e cabos de conectores para estender a fiação, além de exigir a retirada da forração do teto. É muito procurada para carros esportivos, devido ao apelo visual.

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